Cuiabá vai sediar nos dias 26 e 27 de maio um workshop técnico voltado à melhoria da qualidade do algodão, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e o IMAmt.
O evento faz parte de uma série de encontros organizados em estados produtores e tem como foco a capacitação de agricultores e trabalhadores do setor em boas práticas de manejo antes e depois da colheita. A meta é reduzir problemas que afetam a qualidade da fibra, como a presença de fragmentos de sementes (seed coat), contaminações por plásticos e outros resíduos.
Segundo Edson Mizoguchi, gerente do Programa de Qualidade da Abrapa, mesmo com avanços técnicos, ainda é necessário reforçar cuidados que garantam a boa imagem do algodão brasileiro no mercado internacional.
Para o presidente da Ampa, Orcival Gouveia Guimarães, o evento é uma oportunidade de alinhar o setor produtivo às exigências cada vez maiores da indústria têxtil. “Levar conhecimento ao campo é essencial para manter a competitividade da nossa fibra e conquistar novos mercados”, afirmou.
O workshop em Cuiabá encerra a primeira rodada do programa, que também passará por Goiânia (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).
Leia também - Ministro quer antecipar debate sobre Plano Safra para garantir mais crédito ao agricultor