07 de Agosto de 2025
07 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
07 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

VGN AGRO Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 16:07 - A | A

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 16h:07 - A | A

exportações

Com restrição mantida pelo Japão, carne de aves de MT segue barrada no exterior

Países retomam compras do Brasil após fim de foco de gripe aviária no RS

Isadora Sousa/VGNAgro

Apesar da liberação gradual das exportações de carne de aves brasileiras por diversos países, a produção de Campinápolis, a 525 km de Cuiabá, segue com restrição ativa, especialmente por parte do Japão, que ainda mantém o bloqueio a produtos originados do município, além de Santo Antônio da Barra (GO). A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quarta-feira (06.08).

O Japão retirou as barreiras para a carne proveniente de Montenegro (RS), onde havia sido registrado um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), mas optou por manter a suspensão localizada nos dois municípios — incluindo Campinápolis, que possui produção relevante para exportação.

Outros países, como Coreia do Sul, Angola e Catar, já eliminaram totalmente as restrições à carne de aves brasileira, após o encerramento oficial do surto no Rio Grande do Sul. A retomada ocorre com base nas normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Enquanto isso, mercados estratégicos como China, União Europeia, Chile e Canadá seguem com suspensão total das importações de carne de aves do Brasil. Já outros países adotam o modelo de regionalização, mantendo o veto apenas a cargas oriundas de determinadas zonas ou estados, como o Rio Grande do Sul.

Atualmente, a situação das restrições às exportações brasileiras está dividida da seguinte forma: países com restrição total à carne de aves do Brasil incluem China, União Europeia, Canadá, Chile, entre outros; com restrição apenas ao Rio Grande do Sul estão Arábia Saudita, Rússia, Omã, Ucrânia, entre outros; o Japão mantém o bloqueio para Campinápolis (MT) e Santo Antônio da Barra (GO); enquanto países como Vietnã, Paraguai, México, Argentina, Coreia do Sul, Angola, Catar e Reino Unido já removeram completamente as restrições.

A manutenção da restrição para Campinápolis afeta diretamente o setor avícola de Mato Grosso, que vem ampliando sua capacidade produtiva nos últimos anos. Produtores locais aguardam a reavaliação das medidas sanitárias por parte dos países importadores.

Leia também: Selo de Inspeção Nacional vai impulsionar pequenos produtores, afirma Fávaro

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760