A arroba do boi gordo em Mato Grosso foi cotada a R$ 298,07, em média, no mês de julho. O valor representa uma retração de 3,45% em relação a junho/25 e configura a maior desvalorização já registrada para o mês de julho desde o início da série histórica do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em 2003.
Segundo análise do Imea, a queda foi provocada principalmente pelo aumento na oferta de animais prontos para o abate, resultado do prolongamento das chuvas — que manteve os pastos produtivos por mais tempo — e da intensificação da saída de bovinos do primeiro giro do confinamento. Esse cenário pressionou as escalas de abate, que se alongaram ao longo do mês, contribuindo para a desvalorização da arroba.
Apesar do recuo expressivo em julho, o histórico da série mostra que, entre 2003 e 2025, os preços da arroba do boi gordo subiram 15 vezes em julho e 13 vezes em agosto. A expectativa para agosto/25, portanto, é de retomada na valorização, sustentada pela menor oferta de animais, o que já pode ser observado com o recente encurtamento nas escalas de abate — que caíram 4,70% na semana e estão, atualmente, em 10,46 dias.
A análise do Imea aponta ainda que os fundamentos típicos do segundo semestre, como redução da participação de fêmeas nos abates e maior demanda externa pela carne bovina brasileira, podem contribuir para uma trajetória de recuperação dos preços nos próximos meses.
Leia também - Mato Grosso lidera exportações de gergelim à China
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).