Mais de 70 pequenos produtores de Mato Grosso estão mudando a própria realidade com a venda direta de alimentos frescos em feiras promovidas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e pela Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Com apoio do Governo do Estado, as feiras ajudam a ampliar a renda no campo, estimulam o empreendedorismo rural e movimentam a economia local.
Nesta semana, parte desses agricultores participa de dois grandes eventos: a Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur), que ocorre de quarta-feira (06) a domingo (10), no Festival Internacional de Pesca (FIT), em Cáceres, a 218 km de Cuiabá, e em Barra do Garças, a 516 km da Capital. Nos dois municípios, os produtores expõem itens com apoio logístico e institucional da Seaf e da Empaer.
Entre os exemplos de superação está a produtora Jacira Correia Sarato, de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. Ela começou a produzir o fitoterápico “cura tudo” — feito com cará, casca de abóbora e canela — durante a internação da filha por Covid-19. Hoje, vende para clientes de todo o Estado e se prepara para representar Mato Grosso no 9º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo.
Em Cuiabá, a feira da agricultura familiar ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no estacionamento da Seaf e da Empaer, no Centro Político Administrativo. O espaço atrai consumidores que buscam produtos frescos e com origem garantida, sem atravessadores. Entre os itens vendidos estão queijos, iogurtes, hortaliças, doces caseiros, mel, castanhas, plantas medicinais e artesanatos.
Além da sede da Seaf, as feiras se espalham por outros pontos da Capital, como a tradicional edição no Sesc Arsenal, realizada todas as terças-feiras, a partir das 17h.
Leia também - Clima seco favorece colheita de milho e algodão em julho, aponta Conab
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).