23 de Julho de 2025
23 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
23 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Setembro de 2023, 15:26 - A | A

Quinta-feira, 07 de Setembro de 2023, 15h:26 - A | A

mais atenção

Vereadoras de MT vão à Assembleia cobrar melhorias para saúde do interior

Além da reunião com o presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União), e outros deputados, as parlamentares também se reuniram com o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta

Giovanna Bitencourt/VGN

Vereadoras de diversos municípios do interior de Mato Grosso, entre eles, Indiavaí, Nova Canaã, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Glória D'Oeste, Nova Monte Verde, Araputanga, Curvelândia, Vila Bela da Santíssima Trindade e Araguaiana, compareceram à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nessa quarta-feira (06.09) para solicitar atenção dos parlamentares às necessidades municipais, em especial, a saúde. 

Além da reunião com o presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União), e outros deputados, as parlamentares também se reuniram com o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos). 

As vereadoras disseram que os pacientes demoram para serem atendidos, faltam leitos de UTI, não há vagas em hospitais próximos, não há vagas para cirurgias importantes e consultas médicas "demoram anos" para serem feitas. 

No que diz respeito à saúde, as vereadoras enfatizaram a necessidade de procedimentos cardíacos (cateterismo e angioplastia), a implantação de centros de hemodiálise em novos polos para diminuir a distância e proporcionar melhores condições aos pacientes, além da agilidade na liberação de próteses e cadeiras de rodas.

As parlamentares entregaram um documento em que solicitam um atendimento abrangente em todo o estado para diagnóstico de autismo. Além disso, elas reivindicam uma maior proteção para as mulheres, incluindo o aumento do efetivo da segurança pública, a criação de delegacias para mulheres e a presença da patrulha Maria da Penha.

A vereadora do município de Indiavaí e vice-presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Rhillary Milleid Tosta, destacou que as pautas apresentadas são de extrema relevância, uma vez que visam atender uma população que, em sua maioria, está distante da Capital.

De acordo com ela, a visita aos deputados procura mostrar a triste realidade do interior de Mato Grosso. Ela percebeu que a maioria dos municípios são pequenos e com uma população reduzida, o que a levou a concluir que há uma negligência por parte dos gestores públicos.

"Nó viemos cobrar melhorias, sobretudo, para saúde das nossas regiões e para os nossos municípios. Temos sofrido no interior do Estado com faltas de leitos, com problemas na regulação, com faltas de cadeiras de rodas, com demora para realização de cirurgias eletivas, consultas de especialidades", disse.

Leia mais - Presidente da Assembleia é contra transformar escolas estaduais em cívico-militares; “tem que construir unidades”

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760