22 de Julho de 2025
22 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
22 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 11:34 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 11h:34 - A | A

Leis equivocadas

Mauro Mendes: “Bandido perdeu o medo no Brasil”

Mauro Mendes critica leis e defende mudanças no sistema penal

Rojane Marta & Angelica Gomes/VGN

Durante a entrega de 128 fuzis, metralhadoras, armas de choque e outros equipamentos à Polícia Militar de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que a legislação brasileira não dá condições para combater o avanço do crime e contribui para o aumento da violência. O evento ocorreu nesta terça (22.07), com a presença de militares e autoridades estaduais.

Mendes disse que, nos últimos 30 anos, os indicadores de segurança se deterioraram em todo o país, independentemente dos governos e partidos que passaram pelo poder. “As leis neste Brasil, para combater a criminalidade, estão totalmente equivocadas. Por isso, ao longo dos últimos anos, a criminalidade aumenta. Se isso é verdade, e é uma verdade, algo errado estamos cometendo. Nossa estratégia não deveria ser comprar armas, mas, enquanto as leis não mudarem, vamos continuar equipando nossas forças para combater à altura o crime”, afirmou.

O governador relatou casos em que suspeitos foram liberados rapidamente após prisões em flagrante, criticando audiências de custódia e a falta de estrutura para as polícias. “É como se o Estado dissesse: vai lá, combate o crime com tolerância zero, mas não dá condições. Prende o bandido e, no mesmo dia, ele sai pela porta da delegacia, enquanto o policial ainda presta depoimento. Isso acontece todos os dias no Brasil”, disse.

Mendes comparou o cenário nacional ao Japão, destacando a diferença na aplicação das penas. “O Japão, com 125 milhões de habitantes, teve 970 assassinatos em um ano. Em um fim de semana no Brasil, são 200 ou 300 homicídios. Lá, existe pena de morte e prisão perpétua, e o cidadão respeita o Estado. Aqui, o bandido perdeu o medo e o respeito pelas leis”, declarou.

O governador também elogiou projetos que endurecem punições, citando a lei que aumentou a pena para feminicídio. “Respeito é um produto do medo. Bandido precisa temer as consequências. Hoje, isso não acontece”, afirmou.

Apesar das críticas ao sistema legal, Mendes disse que continuará investindo em estrutura e equipamentos para a Polícia Militar e demais forças de segurança. Ele destacou que Mato Grosso está entre os Estados com maior poder de fogo, ao lado de São Paulo. “Enquanto a coisa certa não é feita, vamos garantir as melhores condições para que nossas forças enfrentem quem ousar desafiar a lei”, completou.

Mendes também anunciou que o governo estadual vai concluir, ainda neste mês, um decreto de produtividade para premiar policiais por resultados e eficiência. Segundo ele, a medida deve ser aplicada já em 2025, com pagamento de bônus em dinheiro aos melhores desempenhos. “Temos orgulho das forças de segurança e vamos seguir reconhecendo seu trabalho com recursos e incentivos”, disse.

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760