O vereador Jero Neto (MDB) apresentou um requerimento à prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), solicitando explicações detalhadas e documentadas sobre a real situação financeira do município. De forma contundente, o parlamentar defendeu o direito da população de conhecer com clareza o que foi herdado da gestão anterior e como os recursos públicos estão sendo aplicados pela nova administração.
Protocolado nesta terça-feira (29.04), o requerimento foi aprovado por unanimidade durante a sessão plenária do mesmo dia. Com base no Decreto nº 02/2025 — no qual a própria prefeita reconhece dificuldades financeiras —, Jero Neto requisitou uma série de informações oficiais, todas acompanhadas de documentação comprobatória. Entre os dados solicitados, estão:
• O valor exato deixado pela gestão anterior em restos a pagar, além do saldo bancário das contas municipais em 1º de janeiro de 2025;
• A discriminação entre valores empenhados e liquidados que ficaram pendentes;
• O montante já pago dessas pendências;
• A existência de pagamentos a fornecedores sem empenho e liquidação regulares e, se confirmada, a quantia paga e a respectiva justificativa;
• O total de despesas de anos anteriores (anteriores a 2024) que foram quitadas em 2025;
• E se os referidos pagamentos passaram pela Comissão de Apoio Técnico de Renegociação de Contratos, conforme previsto no decreto, com a apresentação da respectiva documentação.
“Esse pedido não é político, é institucional. Transparência é dever de todo gestor público. A sociedade tem o direito de acessar dados reais e comprobatórios para entender a real situação do município, sobretudo diante das declarações sobre supostas dificuldades herdadas”, declarou Jero Neto em plenário.
O vereador ressaltou ainda que o requerimento visa fortalecer o controle social e garantir que os parlamentares possam exercer plenamente sua função fiscalizadora, baseados em informações oficiais. “Transparência não pode ser apenas retórica. Ela se faz com números, documentos e responsabilidade. Só assim será possível resgatar a confiança da população na administração pública”, afirmou Jero Neto em entrevista ao .
Conforme o Regimento Interno da Câmara, a prefeita tem 15 dias para apresentar as informações solicitadas.
Leia também - “Quem não deve, não teme”, declara Chico 2000 sobre operação Perfídia
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).