Com duas vagas ao Senado disponíveis em 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode apoiar dois nomes em Mato Grosso. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (30.06) pelo deputado federal José Medeiros (PL), que é pré-candidato a senador.
Questionado sobre a possibilidade de recuar da vaga de senador e disputar a reeleição de deputado – já que o governador Mauro Mendes (União) articula apoio de Bolsonaro –, Medeiros garantiu que sua candidatura ao Senado está mantida. O deputado também adiantou que o PL lançará um nome ao Governo do Estado, sendo o senador Wellington Fagundes já em pré-campanha.
Medeiros afirmou que os nomes para as vagas de vice e suplências precisarão passar pela aprovação de Jair Bolsonaro. Segundo ele, o ex-presidente quer evitar que, em caso de substituição nos cargos majoritários, assumam pessoas que não defendam o bolsonarismo.
"Minha candidatura está confirmadíssima, o PL terá um candidato ao Senado. Ao governo também, o senador Wellington está em pré-campanha já. Agora, a outra vaga ele tem deixado claro: não quer colocar duas vagas, quer deixar a outra para composição. A vaga de vice e de suplente fica para composição", declarou o deputado.
Medeiros disse, ainda, não ver problema caso o governador Mauro Mendes também receba apoio de Jair Bolsonaro na disputa pelo Senado. Segundo ele, Mauro já teria conversado com o ex-presidente sobre a campanha de 2026. No início do ano, Bolsonaro chegou a pedir votos informalmente para o governador durante um evento com apoiadores no Rio de Janeiro.
"Inclusive, eles já conversaram, já almoçaram juntos. Eles têm conversado. Não sei como vai ser esse fechamento, aí é problema para eles", comentou José Medeiros.
O governador ainda mantém suspense sobre se renunciará ao mandato para disputar o Senado Federal no ano que vem. Medeiros, no entanto, justifica o lançamento de sua pré-candidatura pelo fato de Mendes já estar em campanha.
"Ele não confirma, mas ele é supercandidato ao Senado. Eu estou vindo com a pré-candidatura porque ele já é pré-candidato há dias", disse o deputado.
Leia também: Tião da Zaeli anuncia entrada na corrida por vaga na ALMT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).