O deputado federal José Medeiros (PL-MT) anunciou que está construindo uma pré-candidatura ao Senado nas eleições de 2026. A declaração foi feita nesta segunda-feira (30.06), durante a posse da nova secretária de Governo da Prefeitura de Várzea Grande.
Medeiros afirmou que o país corre o risco de ir “à bancarrota” caso o Senado não adote uma postura mais firme para “equilibrar o jogo” político nacional. “Se nós não elegermos um Senado que volte a pegar as rédeas e equilibrar o jogo, esse país realmente vai à bancarrota”, declarou. O parlamentar defendeu a necessidade de uma representação mais forte e independente no Senado, a fim de conter, segundo ele, os excessos do Executivo federal.
Medeiros reconheceu a complexidade da disputa que se aproxima e citou o senador Carlos Fávaro, atual ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa) nome apontado como possível candidato apoiado pelo governo Lula. “Nós vamos ter uma eleição muito desafiadora, porque temos do lado o governo federal, que vai investir muito na campanha do Fávaro”, afirmou.
Sem citar outros adversários diretamente, Medeiros mencionou a possibilidade de enfrentar candidaturas com forte apoio político e financeiro, inclusive do governador. “Cito aqui só pra vocês um nome: o governador”, disse, sem especificar se se referia ao governador Mauro Mendes (União Brasil), seu aliado em Mato Grosso.
Durante o encontro, o deputado também elogiou seu aliado político conhecido como “Dito”, apontando-o como um dos articuladores da campanha. “Ele é o cérebro. O Dito, pra quem não conhece, começou…”, disse, sem completar a frase.
Com discurso voltado à base bolsonarista, Medeiros tenta se consolidar como uma das principais vozes da direita em Mato Grosso e mira a cadeira no Senado atualmente ocupada por Wellington Fagundes (PL), que não concorrerá à reeleição.
A pré-candidatura marca o início da movimentação do PL em Mato Grosso para as eleições de 2026, em um cenário que promete embates ideológicos e protagonismo de figuras com forte atuação nacional.
Leia também - Flávia Moretti diz que dívida de R$ 5 milhões causou atraso em kits escolares
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).