O vice-presidente da Comissão de Obras Públicas da Câmara de Cuiabá, vereador Dídimo Vovó (PSB), afirmou nesta terça-feira (13.05) que até o momento a Casa de Leis não recebeu qualquer informação oficial sobre o traçado do sistema de Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em construção na Capital. Segundo ele, nem mesmo o Governo do Estado ou a Prefeitura souberam explicar com clareza por onde o modal irá passar.
“Precisamos entender qual é o traçado do BRT. Inicialmente, o projeto previa a avenida do CPA, a Fernando Corrêa e a ligação até o Aeroporto. Hoje mudou tudo: temos CPA, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas… e a região sul, que concentra 32% da população, ficou de fora”, afirmou.
Dídimo disse que esteve em reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, e que ele se comprometeu a apresentar detalhes do projeto na próxima visita da Comissão às obras.
“O conselheiro nos recebeu muito bem e garantiu que, na próxima visita técnica deste mês, os vereadores serão convidados para acompanhar os trabalhos. Porque, hoje, não temos sequer um projeto básico em mãos. Já há 22% das obras concluídas, e ninguém sabe se vai terminar apenas na avenida do CPA ou seguir adiante”, disse o parlamentar.
O vereador também relatou que, mesmo após procurar a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), não obteve resposta concreta. “Nem o Governo do Estado, nem a Prefeitura, nem a Secretaria de Obras sabem informar o traçado. E como vamos nos posicionar se nem os vereadores têm acesso ao projeto?”, questionou.
Apesar da incerteza, Dídimo disse acreditar que a obra será concluída até o fim de 2026, como prevê o cronograma. Ainda assim, o vereador defende mais transparência.
“Estamos falando de uma obra que começou com orçamento de R$ 500 milhões e pode chegar a R$ 1 bilhão. O mínimo que se espera é clareza e respeito à população. Não podemos ficar nesse ponto de interrogação”, finalizou.
Outro Lado
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) emitiu nota ao esclarecendo que, além do trecho da avenida do CPA, outros trechos do BRT, como o que liga a região do Coxipó ao Centro de Cuiabá, serão contratados separadamente.
A pasta detalhou que a execução do projeto do BRT será dividida em diferentes fases, e que as licitações para a implantação das estações, terminais e outros serviços também ocorrerão de forma separada, conforme o andamento das obras e as demandas do projeto.
Nota
Outros trechos do BRT, como o que liga a região do Coxipó ao centro de Cuiabá, além da implantação das estações, terminais e demais serviços, serão contratados de forma separada.
Leia Também - Presidente do TCE promete fiscalizar obras recém-concluídas do BRT na FEB, em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).