02 de Outubro de 2025
02 de Outubro de 2025

Editorias

icon-weather
02 de Outubro de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025, 19:00 - A | A

Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025, 19h:00 - A | A

horário comercial

“Várzea Grande é praticamente uma Capital”, diz deputado ao cobrar delegacia da mulher 24h

Deputado afirma que cidade atende também municípios vizinhos e deve ter serviço 24h

Isadora Sousa & Angelica Gomes/VGN

O deputado Julio Campos (União) defendeu nesta quarta-feira (01.10) a instalação de uma Delegacia da Mulher com funcionamento 24 horas em Várzea Grande. A cobrança foi feita após o governador Mauro Mendes (União) minimizar as dificuldades enfrentadas por vítimas de violência doméstica, ao afirmar que não seria “doloroso” para uma mulher atravessar a ponte entre os dois municípios para registrar boletim de ocorrência em Cuiabá.

Leia matéria relacionada: Mendes diz que não é doloroso atravessar a ponte entre VG e Cuiabá para garantir proteção às mulheres

Segundo o parlamentar, Várzea Grande atende não apenas sua própria população, mas também moradores de municípios vizinhos, o que justificaria a necessidade de uma estrutura permanente.

“Não custa nada o governador determinar ao secretário de Segurança Pública e ao secretário de Justiça que as delegacias funcionem em regime integral de 24 horas, como é em Cuiabá. Várzea Grande é praticamente uma Capital, porque atende não só Várzea Grande, mas também Poconé, Livramento, Jangada. Tudo vai para Várzea Grande, não para Cuiabá”, declarou.

Julio Campos reforçou que o município já se consolida como um polo populacional e econômico no Estado. “Várzea Grande não é uma cidade qualquer. Tem hoje cerca de 315 mil habitantes, quase metade da população de Cuiabá, que soma 700 mil. E a tendência é crescer muito mais. O próprio IBGE prevê que, em 20 anos, Várzea Grande poderá ter população maior que a Capital, porque lá o custo de vida é menor e a cidade continua em expansão”, disse.

Atualmente, Várzea Grande não dispõe de delegacia da mulher em regime de plantão. O atendimento é feito apenas em horário comercial, de segunda a sexta-feira. O município conta ainda com a Patrulha Maria da Penha, também restrita ao expediente, que acompanha casos de violência doméstica. Em agosto deste ano, a major Raíssa Helena, responsável pela Patrulha, informou que 146 medidas protetivas estavam ativas, com visitas periódicas às famílias em situação de risco.

 

Leia matéria relacionada: Sem delegacia 24 horas, rede de proteção à mulher funciona apenas em horário comercial em VG

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760