26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 15 de Julho de 2012, 11:19 - A | A

Domingo, 15 de Julho de 2012, 11h:19 - A | A

Terceira pesquisa eleitoral - 1º Cenário

Foram ouvidos 406 eleitores de 33 bairros de Várzea Grande, entre os dias 7 e 9 deste mês. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 0070/2012.

por Rojane Marta/VG Notícias

O jornal Diário de Cuiabá, edição 13356, de 11/07/2012, publicou a terceira pesquisa de intenções de votos para a corrida eleitoral em Várzea Grande. Os números do levantamento dizem tudo que se precisa saber sobre a eleição, basta interpretá-los. Eis o primeiro cenário.

1º CENÁRIO

LUCIMAR CAMPOS

DEM

38,90%

WALLACE GUIMARÃES

PMDB

27,30%

TIÃO DA ZAELI

PSD

9,40%

MILTON DANTAS OLIVEIRA

PSOL

1%

EDSON RIBEIRO

PPL

0,50%

BRANCO OU NULO

NÃO SABEM NÃO RESPONDERAM

77,10%

Quanto à intenção de votos nada mudou desde a última pesquisa veiculada pelo jornal Diário de Cuiabá. Inclusive a prestação da informação pelo veículo continua sendo feita de forma a não permitir que os números fechem em 100%. Mas a pesquisa traz dados interessantes.

O segundo cenário pesquisado diz respeito à transferência de votos através do apoio político, que identificou:

2º CENÁRIO - OS APOIOS

JAIME CAMPOS

DEM

34,70%

DILMA ROUSSEF

PT

35,20%

De acordo com a pesquisa o apoio de Jaime Campos faz aumentar em 34,7% a vontade de votar em determinado candidato. Mas se isso fosse verdade Júlio Campos não teria perdido a última eleição para prefeito, quando Jaime Campos disse que colocaria seu tanque de guerra nas ruas para pedir votos para o irmão.

O jornal Diário de Cuiabá insiste na possibilidade da transferência de votos. Porém, isso dificilmente ocorre. No caso de Lucimar Campos é possível afirmar que suas intenções de votos decorrem de um curral eleitoral cativado nos anos que a família deteve o comando da cidade. Mas essa intenção de votos jamais passará de vinte por cento, como se vê no cenário da votação espontânea.

VOTAÇÃO ESPONTÂNEA

LUCIMAR CAMPOS

17,20%

WALLACE GUIMARÃES

6,90%

TIÃO DA ZAELLI

4,90%

Fica evidente a queda na intenção de votos. Na pesquisa estimulada a candidata tem 38,9%. E na espontânea cai para 17,2%.

O quarto ponto da pesquisa é de extrema importância e diz respeito à intenção de votos das mulheres, que é mais alta para Wallace Guimarães do que para Lucimar Campos. Eis o cenário:

3º CENÁRIO - MULHERES SE IDENTIFICAM MENOS COM LUCIMAR CAMPOS

LUCIMAR CAMPOS

DEM

51,30%

WALLACE GUIMARÃES

PMDB

58,60%

Jaime Campos justificou a candidatura de Lucimar Campos afirmando que se tratava de uma questão de momento: era o momento das mulheres, como ocorreu com a presidente Dilma Roussef. Mas parece que o senador acertou o momento e errou na mulher que lançou candidata.

As mulheres de Várzea Grande não se identificam com Lucimar Campos e isso ficaria evidente mesmo sem pesquisa. A mulher de Várzea Grande acorda cedo, toma as providências iniciais da casa e sai para trabalhar. A essência da mulher, seja várzea-grandense ou não, é esta: trabalho no lar e fora do lar. E esse estilo de vida não se identifica com quem tem patrimônio milionário que vai de galinhas a time de futebol.

A pesquisa encomendada pelo jornal ainda quis saber qual a rejeição enfrentada pelos candidatos. Mas na matéria veiculada somente Tião da Zaeli aparece no quesito rejeição. Eis o quadro, por sinal interessantíssimo:

REJEIÇÃO TIÃO DA ZAELI

DESAPROVAM

74,90%

ADMINISTRAÇÃO RUIM OU PÉSSIMA

63,80%

NÃO CONFIAM NO PREFEITO

76,10%

QUEREM MUDANÇA NA ADMINISTRAÇÃO

77,00%

Aqui se tem um quadro de difícil entendimento. Quem desaprova necessariamente tem que achar a administração ruim ou péssima, caso contrário se estará afirmando que é possível desaprovar a administração, mas não a achá-la ruim ou péssima.

É mais ou menos como dizer que todos desaprovam o trabalho do mecânico, mas só alguns acham seu serviço ruim ou péssimo. Se todos desaprovam, todos devem achar seu serviço ruim ou péssimo.

No quadro acima também há outro caso intrincado. Afirmou-se que 76,10% não confiam no prefeito, mas só 63,80% acham a administração ruim ou péssima.

É mais ou menos como dizer que todos desconfiam do mecânico, mas só alguns acham seu serviço ruim ou péssimo. Se todos desconfiam, todos devem achar seu serviço ruim ou péssimo.

O último ponto da pesquisa, e o mais importante, diz respeito ao percentual de eleitores que pretendem uma mudança na administração: 77%.  Cabe a Tião de a Zaeli mostrar que ele foi essa mudança, mas que fracassou graças à traição de Murilo Domingos. Se Zaeli for eficiente conseguirá mostrar que ainda é essa mudança e poderá ser reeleito.

Foram ouvidos 406 eleitores de 33 bairros de Várzea Grande, entre os dias 7 e 9 deste mês. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 0070/2012.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760