26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 03 de Outubro de 2018, 15:40 - A | A

Quarta-feira, 03 de Outubro de 2018, 15h:40 - A | A

redução da jornada de trabalho

Taques sanciona lei que reduz jornada para servidor com cônjuge ou filho deficiente

Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução

deficiente

 

O governador Pedro Taques (PSDB), sancionou a Lei Complementar nº 607/2018 que concede ao servidor público que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência, redução da jornada de trabalho da respectiva lei de carreira em 50%, sem compensação de horário e sem prejuízo da remuneração.

A Lei, de autoria do Poder Executivo foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso – Iomat, que circula nesta terça-feira (03.10). A lei acrescenta o artigo 124-A à Lei Complementar nº 04, de 15 de outubro de 1990.

Segundo a mensagem, para ter a redução na jornada de trabalho o servidor deve ser titular de cargo efetivo, comprovar a dependência socioeducacional e econômica da pessoa com deficiência e não estar no exercício de cargo em comissão ou função gratificada.

A lei assegura a redução da jornada mediante averiguação por assistente social: “Referente à dependência socioeducativa e a realização de avaliação médica pericial, nos termos do regulamento.”

Conforme o inciso 3º, a redução da jornada fica estendida enquanto permanecer a necessidade de assistência e a dependência econômica da pessoa com deficiência, nos termos do regulamento.

No caso dos pais ou responsáveis serem servidores públicos estaduais efetivos a redução será concedida somente para um deles. “Fica concedida a redução da jornada prevista no caput deste artigo apenas para um dos pais ou responsáveis do dependente com deficiência quando ambos forem servidores públicos estaduais efetivos.”

Já o servidor pode perder a redução se exercer outras funções no período da redução da jornada. “Fica vedado ao servidor alcançado pela redução prevista no caput deste artigo a ocupação de qualquer atividade, remunerada ou não, enquanto perdurar a redução.”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Álbum de fotos

Publicação

Publicação

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760