O governador Pedro Taques (PSDB) junto com o ministro de Governo da Bolívia, Carlos Romero participaram da cerimônia de entrega da Estação de Integração Policial (EPI) em San Matías, na Bolívia, nesta quarta-feira (26.07). De acordo com o governador, a estação unirá forças entre a Bolívia e o Estado no combate ao tráfico de armas, drogas e de pessoas.
“Hoje inauguramos a Estação Policial Integral de San Matias, um importante trabalho conjunto entre Mato Grosso e Bolívia. Nestes dois anos e meio de gestão, temos números recordes de apreensões e outras ações nos 750 km de fronteira. Em 2016 batemos recordes em comparação a 2015 e, este ano, os números devem ser ainda mais expressivos. Ano passado foram apreendidas 3.950 toneladas de drogas; 202 veículos recuperados e/ou apreendidos e 60 armas apreendidas. Isso é resultado!”, afirmou o governador pela rede social Facebook.
De acordo com o governo do Estado, o Departamento de Santa Cruz investiu 14 milhões de bolivianos na obra (equivalente a R$ 6,3 milhões) e mais 2 milhões de bolivianos (R$ 900 mil) para equipar o local para o trabalho das instituições. As obras tiveram início em novembro do ano passado.
Pedro Taques elogiou a iniciativa do governo boliviano e afirmou apesar de ter investido na segurança neste período de dois anos, aumentando o efetivo da Gefron (Grupo Especial de Fronteira) de 100 policiais para 140, ainda é preciso investir no desenvolvimento.
Vale destacar, que o local integra o Exército boliviano, as forças policiais especializadas daquele país como o Delta – similar ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Mato Grosso – Interpol, sistema de identificação de pessoas, departamento de imigração, e a polícia especializada no combate ao narcotráfico.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).