08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 01 de Novembro de 2017, 14:50 - A | A

Quarta-feira, 01 de Novembro de 2017, 14h:50 - A | A

questões jurídicas

Taques consulta STF sobre aposentadoria de Antônio Joaquim no TCE

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Antônio Joaquim

 

O governador Pedro Taques (PSDB) encaminhou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, requerimento sobre o pedido de aposentadoria do conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Joaquim, para saber se o ato irá interferir na ação penal originária da Operação Malebolge.

A Operação foi deflagrada pela Polícia Federal em 14 de setembro deste ano, e resultou no afastamento de Antônio Joaquim e outros quatro conselheiros do TCE. A decisão do afastamento foi do ministro Luiz Fux em decorrência do suposto pagamento de propina do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) para conselheiros não atrapalharem no andamento das obras do MT Integrado. 

“Foi enviado o requerimento para verificar se a decisão sobre a aposentadoria não viola a decisão de afastamento judicial. Há uma dúvida jurídica sobre essa questão. Para não ofender uma decisão do Supremo, o governador informou ao ministro Luiz Fux sobre essa questão para que o ministro decida”, disse o procurador geral do Estado, Rogério Gallo.

O procurador informou ainda, que foi solicitado do TCE uma certidão com o registro de tempo de averbação de serviço de Antônio Joaquim como conselheiro da Corte de Contas, para saber se ele completou o tempo pré-determinado para fazer jus ao direito de aposentadoria.

Antônio Joaquim ingressou no dia 12 de setembro com pedido de aposentadoria no Tribunal de Contas, sendo que o documento foi enviado ao governador somente no dia 19 de outubro. Conforme o prazo legal, Taques tem até a próxima quarta-feira (08.11) para deliberar sobre a aposentadoria do conselheiro afastado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760