A autoria do ataque hacker no Sistema de Gestão e Convênios do Governo do Estado, ocorrido ontem (10.08), é investigada por sindicância, auditoria e pela delegacia, conforme informou ao o secretário de Estado de Fazenda (Sefaz/MT), Rogério Gallo.
Leia mais: Hacker tenta invadir sistema da Sefaz/MT; “sem prejuízo”, afirma Governo
Gallo contou que o ataque foi restrito ao sistema de convênios do Governo do Estado, o qual controla todos os convênios firmados com municípios e entidades filantrópicas.
“Isso foi rapidamente identificado. Já abrimos uma sindicância e uma auditoria também para apurar as responsabilidades, já reportamos a Delegacia para abertura dos inquéritos competentes, mas sem maiores consequências e danos”, destacou.
O ataque, segundo Gallo, acendeu uma luz amarela e já reforçou a segurança de todos os sistemas que compõem não só a Secretaria de Fazenda, mas também de todo Governo, como também está fazendo uma varredura para ver se o Estado continua exposto de alguma forma pelo ataque.
O secretário afirmou que não há suspeita da autoria do ataque, mas lembrou que geralmente os ataques são feitos para exigir resgates para liberar o acesso ao sistema, contudo, o sistema invadido só circula informações e não recursos públicos, por isso o Estado conseguiu controlar o ataque e proteger os demais sistemas.
“Não ocasionou nenhuma transferência de dinheiro irregular, foi tudo contido, fui um ataque hacker sem muitas consequências, mas, logicamente acendeu uma luz amarela e nós estamos com o nosso comitê de gestão de crise tomando as providências necessárias para verificar se estamos expostos ainda em algum outro flanco, por meio deste vírus que nos atacou neste momento”, enfatizou.
Gallo concluiu que o sistema de proteção do Estado funcionou muito bem, porque certamente o ataque tentou atingir outros sistemas e não conseguiu.
O Sistema de Gerenciamento de Convênios do Estado fica hospedado na MTI, e quem gerencia esse sistema é a Secretaria de Fazenda. O sistema ficou um tempo indisponível, mas já está retornando.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).