31 de Julho de 2025
31 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
31 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 03 de Outubro de 2017, 10:23 - A | A

Terça-feira, 03 de Outubro de 2017, 10h:23 - A | A

Ralf Leite é condenado por nepotismo e tem direitos políticos suspensos

Izabella Araújo/VG Notícias

Arquivo Pessoal

ralf

 

O ex-vereador cassado de Cuiabá, Ralf Leite (PMDB) foi condenado por improbidade administrativa e teve os direitos políticos suspensos por três anos, conforme decisão da juíza Célia Vidotti, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá.

Ralf foi acusado pelo Ministério Público Estadual de nepotismo. Ele foi nomeado para um cargo em comissão na Assembleia Legislativa, quando seu pai, Edson Leite da Silva já exercia um cargo de chefia no gabinete do ex-deputado estadual, Pery Taborelli (PV), em 2015.

O ex-vereador também teria declarado falsamente que não possuía relação de parentesco com qualquer outro servidor da AL.

Conforme a decisão de Célia, Ralf agiu dolosamente no sentido de obter vantagem, por meio de sua relação de parentesco com gestor público, para conseguir uma colocação na administração pública e ali se manter.

“O requerido tinha pleno conhecimento do caráter ilícito de sua conduta, tanto que firmou falsas declarações de parentesco, ao afirmar que não possuía vínculos de parentesco com servidores lotados em cargos comissionados na Assembleia Legislativa, visando, com isso, ocultar a sua situação ilegal perante a administração pública”, diz trecho da decisão.

Ralf também está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos, além do pagamento de multa civil em valor correspondente cinco vezes a remuneração percebida pelo requerido no cargo da AL.  

Ele pode recorrer da decisão. 

Cargo: Ralf Leite foi nomeado no cargo de Assessor Estratégico da Secretaria de Governo da Prefeitura de Cuiabá em janeiro deste ano. Ele foi candidato a vereador nas eleições do ano passado, mas não foi eleito. 

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760