Uma pesquisa realizada no final deste mês pelo instituto Genial/Quaest mostra que a maioria dos brasileiros não acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), seja capaz de influenciar a reversão da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Conforme levantamento, 65% dos entrevistados responderam que o posicionamento de Trump não tem poder para mudar a atual situação jurídica do ex-presidente brasileiro, declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Somente 26% acreditam que mandatário estadunidense pode ajudar Bolsonaro a reverter a inelegibilidade, enquanto 9% afirmam não saber ou preferiram não responder.
A percepção de que Trump não tem influência nessa questão é majoritária em todos os segmentos da população analisados pela pesquisa.
Entre os eleitores que se consideram de direita, 50% acham que Trump não pode reverter a inelegibilidade de Bolsonaro, contra 43% que acham que sim. Entre os que se identificam com a centro-direita, o percentual de céticos sobe para 62%. No campo da esquerda, o índice chega a 88%, e na centro-esquerda, a 79%.
Mesmo entre os que votaram em Bolsonaro no segundo turno de 2022, 48% não acreditam na interferência positiva de Trump, enquanto 44% acham que o apoio do republicano poderia ter algum efeito. Entre os eleitores de Lula, o índice de descrença sobe para 83%.
Por faixa etária, o grupo mais jovem (16 a 34 anos) é o mais cético: 71% não acreditam em influência de Trump. Na faixa de 35 a 59 anos, esse percentual é de 64%, e entre os com 60 anos ou mais, 57%.
Quanto à escolaridade, 70% dos que têm ensino médio e 63% dos que têm ensino superior não veem possibilidade de Trump ajudar Bolsonaro. Entre os que têm até o ensino fundamental, 59% também dizem não acreditar.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas presencialmente entre os dias 25 e 27 de julho, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também - Lula não abana rabo como Bolsonaro, diz Haddad sobre relação com EUA
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).