O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (30.07), o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para permitir a promoção de 1.200 soldados da Polícia Militar ainda em 2025.
A medida foi decidida após reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, e com o comandante-geral da PM, coronel Fernando Tinoco. Durante o encontro, foi apresentada a situação da 30ª Turma de Formação de Soldados, cujos integrantes, por uma questão de prazos legais, só poderiam ser promovidos a partir de abril de 2026 — e em grupos de 300 militares por vez. Com isso, muitos soldados teriam que aguardar até três anos para avançar na carreira.
Mauro entendeu que a questão era meramente burocrática e, portanto, decidiu pelo envio do projeto de lei para retirada desse “gatilho” que impedia a promoção dos soldados.
“A partir de dezembro deste ano, esses 1.200 profissionais da Segurança Pública, receberão a sua promoção pelo importante trabalho que desempenham na proteção dos mato-grossenses”, declarou Mendes.
Com a mudança proposta, os soldados poderão ser promovidos de forma unificada a partir de 15 de dezembro deste ano. A data será fixa, passando a valer anualmente para futuras promoções da categoria.
O projeto será enviado à Assembleia Legislativa nos próximos dias. Após aprovação dos deputados, a proposta segue para sanção do governador.
Leia também: Após prisão em operação do TJMT, procurador-geral de Poconé é exonerado do cargo
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).