Grande parte da população brasileira responsabiliza o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua família pela nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump (Republicano) sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. A informação é de uma pesquisa realizada pelo PoderData.
Segundo o levantamento, feito no final de julho, 46% dos brasileiros apontam Bolsonaro e seus familiares como responsáveis. Outros 32% atribuem a culpa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 23% não souberam responder.
A sondagem também revela o nível de conhecimento da população sobre a medida: 41% disseram estar cientes da nova tarifa, 33% afirmaram ter ouvido falar e 18% declararam desconhecer o assunto.
A percepção varia conforme idade, escolaridade, renda e região do país. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 54% culpam Bolsonaro, e 28%, Lula. Já entre os brasileiros com ensino superior, 43% responsabilizam o ex-presidente e 35%, o atual mandatário.
Na análise regional, o Nordeste apresenta o maior índice de responsabilização a Bolsonaro, com 49%. No Centro-Oeste, o percentual é de 47%, enquanto 32% culpam Lula.
Entre os entrevistados que conhecem a tarifa, 49% dos que recebem até dois salários mínimos culpam Bolsonaro. Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, esse índice cai para 35%, enquanto a parcela que culpa Lula sobe para 35%.
A pesquisa do PoderData ouviu 2.500 pessoas, em 182 municípios, nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Leia também - Apoio de Trump não reverteria situação de Bolsonaro, diz pesquisa
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).