Pressionado pelo Governo e por parlamentares, o presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (20.02). A saída foi informada durante uma reunião da diretoria.
“Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras, informa que o senhor José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa na manhã de hoje. A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora. Fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado”, diz nota da estatal.
Com a saída de José Mauro Ferreira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) terá o quarto CEO da Petrobras indicado por ele.
José Mauro Coelho ficou apenas um mês e nove dias no cargo. Na última sexta-feira (17.06), a estatal aumentou o preço da gasolina e do diesel vendida às distribuidoras, sendo reajuste alvo de críticas do presidente Bolsonaro e seus ministros.
Bolsonaro chegou a revelar que iria propor em conjunto com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o presidente, os diretores e os Conselhos administrativo e fiscal da Petrobras. Já Arthur Lira pediu a demissão de José Mauro Ferreira.
Atualizada às 11 horas - A Petrobras nomeou Fernando Assumpção Borges como presidente interino. O executivo ficará no cargo até que o nome de Caio Paes de Andrade, indicado pelo Governo, seja votado pelos acionistas.
Fernando Borges é o atual diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, tendo 38 anos de carreira na estatal, no qual chegou assumir a diretoria em abril de 2021, junto a outros três diretores, em troca promovida pelo então presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.
Petrobras sobre Presidente Interino
Rio de Janeiro, 20 de junho de 2022 – Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras, em continuidade aos fatos relevantes divulgados hoje, informa que em decorrência da vacância na Presidência da companhia, o Presidente do Conselho de Administração nomeou como Presidente interino da companhia o Diretor Executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, com base no §4º do art. 27 de seu Estatuto Social, até a eleição e posse de novo Presidente nos termos do art. 20 do Estatuto Social.
Fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado.
Leia Também - Bolsonaro classifica como “traição” novo aumento de preço dos combustíveis e quer CPI para investigar Petrobras
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).