O presidente estadual do PT em Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, confirmou em entrevista à imprensa na quarta-feira (06.08), que as articulações do partido para as eleições de 2026 estão em estágio avançado, tanto para a chapa estadual quanto para a federal.
Ele destacou que a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab, professora Rosa Neide é prioridade para disputar novamente uma vaga na Câmara Federal, enquanto o ex-prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PSB), que deve migrar para o PV, deve integrar a chapa estadual.
“Estamos construindo um grupo competitivo. A Rosa Neide é a nossa prioridade para federal e o Zé do Pátio tem se mostrado disposto a disputar para estadual”, afirmou Barranco. Ele também citou o nome de Neuma Moraes, conhecida como Dona Neuma (PSB) como possível candidata à Câmara Federal.
De acordo com o parlamentar, há diálogo constante com outras lideranças e partidos da Federação Brasil da Esperança, da qual fazem parte PT, PCdoB e PV. Ele ressaltou que, apesar da união nacional entre as siglas, cada partido mantém sua autonomia nas decisões locais. “A ida para o PV, por exemplo, é uma decisão que cabe ao PV, não ao PT”, pontuou.
Segundo Barranco, uma nova rodada de conversas está marcada para os próximos dias. “A Rosa Neide, que é nossa presidente eleita, vai conversar com os partidos e com os pré-candidatos. Teremos reunião com a presença do Zé do Pátio e da Neuma”, informou.
O deputado afirmou que o objetivo é montar uma chapa federal que garanta ao menos uma vaga e busque uma segunda. “Temos outros nomes com os quais estamos dialogando. O Edinho, que assumirá o PT Nacional, também irá convocar reuniões com esses nomes e até o presidente Lula deve participar desse processo”, disse.
Questionado sobre o Senado, Barranco afirmou que o nome de Rosa Neide foi cogitado, mas que o foco dela está na eleição como deputada federal. “Essa decisão é dela, mas acredito que não deixará de disputar”, disse.
Barranco também reforçou o apoio do PT ao nome do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD) para o Senado. “Toda a nossa estratégia deve ser voltada para garantir a eleição dele. Não podemos dividir forças, temos que garantir essa vaga para evitar o avanço do bolsonarismo”, declarou.
Leia também - Presidente da AL critica lentidão e cobra multa por atraso nas obras do BRT
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).