O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin (MDB), afirmou nessa quarta-feira (09.07) que os filiados do partido devem respeitar as candidaturas da deputada estadual Janaina Riva (MDB) tanto à presidência estadual da sigla quanto ao Senado Federal, nas eleições de 2026.
A declaração foi uma resposta indireta ao presidente do MDB em Cuiabá, Francisco Faiad, que nesta semana sugeriu que Janaina “cuide do Senado” e deixe a disputa interna pelo comando da legenda. Faiad defende que o ex-deputado Carlos Bezerra permaneça na presidência estadual.
“Todos os membros têm que respeitar a vez dela. A Janaina é, de longe, uma das lideranças políticas mais expoentes do Estado. Acredito que a Assembleia já está pequena para ela, e a presidência do partido é algo natural que ela construiu”, afirmou Bortolin.
Além de articular sua pré-candidatura ao Senado, Janaina tem mantido diálogo com o ex-presidente Michel Temer e o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, para assumir o comando da legenda em Mato Grosso.
A deputada já declarou que, em 2026, o MDB deve se alinhar mais à direita e buscar espaço entre o eleitorado bolsonarista, o que tem gerado resistência de parte dos filiados.
Bortolin acredita que Janaina terá papel central na organização do partido para o próximo pleito. “Acredito muito que, no dinamismo dela, nós vamos conseguir preparar o partido para o ano que vem”, completou.
Leia também: Jayme critica pré-candidatura de Pivetta: “Cinco sócios não definem o gerente de MT”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).