O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou que o Estado manterá e ampliará os investimentos em Cuiabá, após reunião realizada nesta semana com o prefeito Abílio Júnior (PL), no Palácio Paiaguás. O encontro teve como foco a retomada da cooperação entre as duas esferas administrativas e resultou em uma sinalização de continuidade e expansão de obras e ações conjuntas.
Durante a conversa, Mendes disse que recebeu do prefeito uma lista de demandas consideradas prioritárias pela nova gestão municipal. O governador confirmou que já existem mais de R$ 3 bilhões em obras em andamento ou em fase de projeto na capital, e garantiu que o Executivo estadual continuará apoiando a Prefeitura, inclusive em novas frentes. “Conversamos muito sobre parcerias, sobre obras que o governo tem tocado e entregamos para ele uma lista com dezenas de obras, já em andamento ou planejamento”, afirmou.
Entre os pedidos apresentados por Abílio estão a duplicação de trechos da avenida do CPA, a finalização de parte do contorno leste ligando o CPA à rodovia BR-251, além da construção de viadutos para melhorar a mobilidade urbana. A saúde também esteve na pauta, com discussão sobre a gestão compartilhada entre Estado e Município.
Ao comentar a nova relação institucional entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá, o governador Mauro Mendes fez um diagnóstico severo sobre a situação herdada pela atual gestão. Ele comparou a cidade a um cenário pós-catástrofe: “arrasada, demolida por um tufão”. "Abilio pegou uma cidade arrasada, demolida aí por um tufão, um furacão que passou aí nesses últimos anos e entregou a Prefeitura cheia de problemas, dívidas, algo muito desfuncional".
Mauro Mendes destacou que, diferentemente da administração anterior, agora, segundo ele, há confiança para repassar recursos diretamente à Prefeitura. “Durante seis anos e meio, só fizemos obras nos bairros diretamente porque não confiávamos na Prefeitura para executar. Agora, com o Abílio, isso muda. Vamos construir uma metodologia eficiente para que ele possa executar parte dessas ações”, afirmou.
Segundo o governador, as obras estruturantes e de maior porte continuarão sendo executadas pelo próprio governo estadual, como os viadutos em construção na avenida Miguel Sutil e outras intervenções coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).