A proposta do governador Pedro Taques (PSDB) de repassar 50% dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação – Fethab para quitar débitos com a Saúde será debatida nesta segunda-feira (29.05) entre os prefeitos de Mato Grosso.
A reunião com os prefeitos será realizada as 9hs, na Associação Mato-grossense dos Municípos AMM e as 10s no auditório Liu Arruda no Tribunal de Contas –TCE.
O encontro foi marcado pelo presidente da AMM, Neurilan Fraga. Inicialmente a AMM já se posicional contrário à proposta. A Associação propõe que o Estado reúna representantes dos Poderes e outras entidades para buscar alternativas para quitar os débitos e resolver os problemas do setor.
Segundo a AMM, a instituição vem cobrando os repasses atrasados aos municípios, o órgão entende que o problema esteja prejudicando o atendimento nas cidades, considerando que em algumas lugares o atraso chega a 10 meses em programas da Atenção Básica, no entanto, os prefeitos defendem que o governo deve tirar de outras fontes os recursos para socorrer a saúde.
Conforme a AMM, os municípios começaram a receber recursos do Fethab em 2015 e desde então estão aplicando na recuperação de estradas e pontes, entre outros investimentos. Em 2016 as prefeituras receberam do Fethab o equivalente a R$ 229,6 milhões.
(Com informações AMM)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).