O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) formalizou nesta terça-feira (1º.07) a adesão à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), que passa a ser a responsável pela regulação do fornecimento de água no município. A medida é considerada um passo fundamental para a futura concessão dos serviços à iniciativa privada.
A prefeita Flávia Moretti (PL) afirmou que, para dar início ao processo de privatização do DAE, é obrigatório ter um órgão regulador. Segundo ela, a Ager será responsável por identificar falhas no sistema atual e, futuramente, fiscalizar a atuação da empresa que assumir os serviços.
“Para iniciarmos a concessão privada, precisamos também ter uma agência reguladora. Qualquer serviço público que atenda à população deve ter regulação externa”, justificou a prefeita.
Na prática, Moretti explicou que a Ager será responsável por identificar os pontos mais críticos no fornecimento de água. Todas as áreas que apresentam deficiência no DAE serão apuradas diariamente pelo órgão.
Após a privatização, a prefeita disse que a Ager será o órgão responsável por fiscalizar o trabalho da empresa terceirizada. "Para que a gente possa ver onde estão os pontos de enfraquecimento, onde estão os pontos mais frágeis do departamento de água. Ela vai nos ajudar nesse trabalho diariamente até que a gente faça a concessão. Posteriormente, fiscalizar a empresa que irá atuar no departamento de água e esgoto", pontuou Flávia.
Leia também: DAE/VG abre processo seletivo para todos os níveis e salários de até R$ 2,9 mil
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).