26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 17 de Junho de 2013, 08:58 - A | A

Segunda-feira, 17 de Junho de 2013, 08h:58 - A | A

Por mais que Lula negue sua volta, não convence

A cada negativa sobre eventual retorno em 2014, surge nova especulação sobre uma eventual candidatura Lula.

do Brasil 247

Apesar de sucessivas respostas negativas e contundentes quanto a seu eventual retorno à presidência da República, o ex-presidente Lula não tem convencido o público de que essa posição seja definitiva ou de que o cenário já esteja 100% definido, seja para a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014, seja para as eleições de 2018.

Nesta segunda-feira (17.06), foi a vez do jornal Valor Econômico alimentar novas especulações, ao reproduzir um suposto diálogo do ex-presidente com o diretor do Instituto Lula e seu braço direito, Paulo Okamotto. "Esses f.d.p querem que eu volte", teria dito Lula a Okamotto, em referência aos sindicalistas com quem se reunia. O amigo, que acabava de entrar na sala, teria respondido: "Não seria uma má ideia, presidente". Lula revidou, então, com mais um palavrão: "Ah, vá... você também".

Em evento no Rio Grande do Sul, na última semana, o petista voltou a negar com um sonoro "não" seu retorno ao comando do Palácio do Planalto. Ao comentar que sentia um otimismo ainda maior em relação ao Brasil depois de ter deixado a Presidência, Lula foi questionado se esse sentimento o animava a voltar. Ele respondeu apenas "não". Leia mais em Lula, sobre eventual volta à presidência: "NÃO"!

As especulações sobre o possível retorno de Lula são alimentadas, de um lado, pelo descontentamento real de alas do PT, que desejam mais espaços em Brasília ou que ainda buscam o ex-presidente para reclamar, por exemplo, de falta de diálogo da atual presidente. De outro lado, existe a tentativa da oposição de simplesmente desgastar o governo Dilma. O rumor sobre eventual retorno de Lula em 2014 seria uma forma de transmitir à sociedade a ideia de que a presidente teria fracassado em sua gestão.

A dúvida, como coloca a análise do Valor Econômico, é se a resistência de Lula seria maior do que o risco de entregar o projeto político do partido a um adversário antes do tempo, caso se torne real a possibilidade de Dilma vir a enfrentar um segundo turno ou mesmo ser derrotada nas eleições. Hoje, essa hipótese parece remota, mas nada parece capaz de deter a boataria.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760