07 de Agosto de 2025
07 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
07 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 11:39 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 11h:39 - A | A

atrito na tribuna

Paula Calil afirma que ida de Coronel Vânia à Casa piorou relação com vereadores

Paula Calil cobra diálogo e diz que secretária precisa entender o papel dos parlamentares

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), avaliou que a visita da secretária de Mobilidade Urbana (Semob), a vice-prefeita Coronel Vânia (Novo), na manhã desta quinta-feira (07.08), piorou a relação com os vereadores. Segundo Calil, a postura da secretária durante o uso da tribuna gerou desconforto no plenário, levando alguns parlamentares a se retirarem da sessão.

A presença de Vânia foi motivada por um convite feito pelo vereador Dilemário Alencar, formalizado pela presidência da Casa com base no artigo 125 do Regimento Interno. A secretária foi chamada a esclarecer contratos emergenciais assinados pela Semob, tema que gerou críticas e tensões entre o Executivo e o Legislativo.

"Acredito que a situação piorou pela maneira como ela se comportou nesta Casa. Nós ficamos para ouvi-la, mas ela precisa entender que é importante haver um bom relacionamento entre a Câmara e as secretarias", afirmou Paula Calil.

Questionada sobre a fala da vice-prefeita e secretária, que teria mencionado possíveis processos contra vereadores por supostas ofensas à sua honra, Calil foi taxativa: "Em nenhum momento aqui nesta Casa a gente agiu de forma incorreta. Ninguém ofendeu a honra dela, ninguém maltratou."

A presidente da Câmara também cobrou mais diálogo e respeito institucional, lembrando que vereadores representam a população e devem ser ouvidos por todos os secretários, independentemente de posições políticas.

"Não falaria em despreparo político, mas ela precisa entender que tem que haver diálogo. Seja o vereador da base, da oposição ou independente, todos representam o povo", reforçou Calil.

Ela ainda lembrou um episódio em que tentou agenda com a secretária e não foi atendida pessoalmente.
“Depois ela me respondeu por WhatsApp, mas já venho tentando marcar com ela uma visita institucional. Nós recomendamos ser ouvidos. O diálogo é importante e faz parte.”

Vereadores já haviam reclamado da dificuldade de acesso à secretária, o que contribuiu para o clima de desgaste. "O respeito é muito importante", concluiu Paula Calil.

Leia matéria relacionada - Paula Calil cobra diálogo e critica postura de secretária da Semob

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760