O ministro dos Transportes, Renan Filho, falou na Comissão de Infraestrutura do Senado, na última terça-feira (20.05), que quer acelerar e melhorar as regras para facilitar os investimentos privados no setor de transportes. Ele também quer que os estudos para construir ferrovias, como a Ferrogrão, sejam feitos mais rápido.
Renan Filho espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) não bloqueie a construção da ferrovia, porque entende que ela é muito importante para ajudar a escoar a produção agrícola do Centro-Oeste do país.
A Ferrogrão é uma ferrovia de 933 km que vai ligar a cidade de Sinop, em Mato Grosso, até o porto de Miritituba, no Pará. Ela será uma alternativa para a rodovia BR-163, que é a principal rota usada para transportar soja, milho e algodão da região.
O projeto da ferrovia começou em 2013, mas enfrenta críticas, principalmente por causa do impacto ambiental. Em março de 2021, o ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, suspendeu as obras por causa de dúvidas sobre a alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, feita por uma medida provisória.
Na sessão, a senadora Margareth Buzetti (PSD) pediu para que o ministro Renan Filho ajude a acelerar os estudos da ferrovia. “Eu trabalho com transporte rodoviário, mas estou defendendo a Ferrogrão, então a situação está complicada”, disse ela.
Leia Também - Moraes prorroga prazo para conclusão de estudos sobre instalação da Ferrogrão em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).