26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019, 14:47 - A | A

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019, 14h:47 - A | A

PROJETO POLÊMICO

Mauro estuda seguro-defeso aos pescadores de MT caso transporte zero seja aprovado

Lucione Nazareth/VG Notícias

VG Notícias

Mauro Mendes

 governador Mauro Mendes (DEM)

O governador Mauro Mendes (DEM) admitiu na manhã desta quinta-feira (22.08), em um evento no Palácio Paiaguás, a possibilidade da concessão do seguro-defeso pelo período de um ano aos pescadores de Mato Grosso, para que eles não sejam prejudicados com o Projeto de Lei que prevê o transporte zero de pescado no Estado.

Segundo Mendes, a medida é estudada em conjunto com os deputados estaduais, já que a proposta de lei está na Assembleia Legislativa. Porém, evitou comentar o valor a ser pago no seguro-defeso.

Seguro-defeso é um seguro desemprego do pescador artesanal, uma assistência financeira temporária, no valor de um salário mínimo (R$ 998,00), pago ao pescador que não tem outra fonte de renda.

O democrata voltou afirmar que existem muitas pessoas no Estado que recebem o seguro-defeso pago pelo Governo Federal de forma ilegal, como empresários e servidores públicos.

“Viver exclusivamente da pesca são poucas pessoas, não os 10 mil que hoje está inscrito no cadastro. Nós temos levantamento de pessoas com alto salário, grandes imóveis que recebem a bolsa defeso, sendo que deveria ser apenas para pessoas que dependem da pesca”, disse o gestor.

Ele ainda voltou a defender a aprovação do projeto de lei: “Os peixes nos rios estão acabando com a pesca predatória de uma forma que o Estado nunca conseguiu controlar. Nós não estamos querendo proibir a pesca, estamos querendo proibir o transporte e comercialização de peixe por um período de tempo nos rios. Com isso temos a certeza que vamos garantir o repovoamento dos rios, proporcionar o turismo em Mato Grosso que vai gerar 10 vezes mais emprego do que gera a pesca hoje. Nós não vamos afetar o preço do peixe e nem o consumo”, declarou Mendes.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760