Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest com 203 deputados federais revelou um dado alarmante sobre a relação entre os parlamentares e o Supremo Tribunal Federal (STF): 71% dos entrevistados acreditam que a Corte invade com frequência as competências do Congresso Nacional. Para a maioria da Câmara, o STF estaria ultrapassando os limites de sua atuação constitucional.
A percepção negativa vai além: 53% dos deputados afirmam que o Congresso deve aprovar, nos próximos anos, o impeachment de algum ministro do Supremo. Apenas 31% consideram que essa hipótese não deve se concretizar. Os números refletem um ambiente de tensão institucional crescente entre os Poderes Legislativo e Judiciário.
A avaliação geral do STF entre os parlamentares também é predominantemente crítica. Apenas 16% consideram o trabalho da Corte “ótimo” ou “bom”, enquanto 39% avaliam como “ruim” ou “péssimo”. Outros 42% classificam como “regular”.
Metodologia
A pesquisa ouviu 203 deputados federais, o equivalente a 40% da Câmara dos Deputados, entre os dias 28 de junho e 12 de julho de 2025. A amostra foi estratificada por região do país e posicionamento ideológico dos partidos (esquerda, centro e direita), com base no projeto Brazilian Legislative Surveys.
A margem de erro estimada é de 4,5 pontos percentuais, calculada por meio de sorteio de subamostras com repetição (técnica bootstrap), a partir de 10 mil simulações. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01883/2025.
Leia Também - Pesquisa revela: quase metade do país teme volta de Jair Bolsonaro
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).