A pesquisa Genial/Quaest divulgada nessa quarta-feira (16.07) revela um país profundamente dividido: 47% dos brasileiros afirmam ter mais medo do retorno de Jair Bolsonaro (PL) ao governo, enquanto 44% temem mais a continuidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dados mostram que o clima de polarização permanece forte às vésperas das articulações para a eleição presidencial de 2026.
Essa divisão também se reflete nas opiniões sobre quem deve disputar o próximo pleito. Para 57% dos entrevistados, Lula não deveria se candidatar à reeleição, enquanto 38% defendem que ele concorra novamente.
Já no campo bolsonarista, o apoio à candidatura do ex-presidente é maior: 61% dizem que ele deve manter a candidatura, contra 33% que preferem que Bolsonaro apoie outro nome da direita.
Intenção de voto espontânea
Mesmo inelegível até o momento, Jair Bolsonaro lidera a intenção de voto espontânea para 2026, com 26% das menções. Lula aparece em segundo lugar, com 22%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 1%, e os demais nomes não atingem esse percentual. A maioria dos entrevistados (43%) ainda não sabe ou não decidiu em quem votar.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pela Quaest Consultoria e Pesquisa, contratada pelo Banco Genial, entre os dias 11 e 14 de julho de 2025. Foram entrevistadas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, em entrevistas presenciais realizadas em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01883/2025.
Leia Também - Deputados de MT ajudam a aprovar “PL da Devastação”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).