10 de Maio de 2024
10 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 26 de Outubro de 2017, 13:45 - A | A

Quinta-feira, 26 de Outubro de 2017, 13h:45 - A | A

Operação Sodoma

Juíza manda leiloar imóvel de R$ 13 milhões adquirido por Zilio com dinheiro de propina, e terrenos em VG

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Chico Ferreira/Arquivo

César Zílio

 

A juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Santos Arruda, intimou a defesa do ex-secretário de Estado, César Zílio, para se manifestar sobre a avaliação de imóveis pertencentes a ele, mas que foi sequestrado pelo Justiça na ação penal da oriunda da Operação Sodoma.

Conforme decisão da magistrada, proferida na última segunda-feira (23.10), após manifestação da defesa de Zílio será enviado um ofício para a Central de Praças e Leilões do Fórum para que os imóveis sejam negociados no prazo máximo de 30 dias.

Selma Arruda aponta na decisão, que os imóveis deverão ser avaliados por servidor credenciado do Judiciário, para posteriormente serem remetidos ao leilão.

“Comunique-se a Central de Praças e Leilões desta Comarca para que sejam adotadas as providências necessárias para a realização do ato (avaliação, designação de data do leilão, comunicações necessárias, designação de leiloeiro, etc.), no prazo máximo de 30 (trinta) dias após esta decisão, conforme já registrado acima”, diz trecho extraído da decisão.

Entre os imóveis que serão leiloados consta um terreno localizado na avenida Beira Rio, em Cuiabá, que segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), teria sido adquirida por César Zilio por R$ 13 milhões. O pagamento do imóvel, conforme o MPE, foi mediante a dinheiro oriundo de propinas pagas por empresários para manter contrato com o governo do Estado.

O Ministério Público cita que as propinas teriam sido arrecadas por Zilio, época em que comandou a Secretaria de Estado de Administração na gestão de Silval Barbosa (PMDB), e em seguida usadas para pagar o terreno. O imóvel, com 10.861m², consta como de propriedade de Samuel Maggi Locks (sobrinho do ministro Blairo Maggi), Nadiana Sucolotti Locks (esposa de Samuel) Gustavo Michels Bongiolo (sócio de Samuel).

Consta no processo, que Samuel, sua esposa Nadiana e o seu sócio, Gustavo Michels, também serão notificados para manifestarem nos autos sobre o sequestro do imóvel e leilão do mesmo.

Além deste, a juíza Selma determinou que três terrenos localizados no Loteamento Parque Paiaguás em Várzea Grande, também sejam leiloados. Os imóveis, segundo o processo, também teriam sido adquiridos com dinheiro oriundos de propina. 

Os terrenos em Várzea Grande são de propriedade do empresário Henrique Adão Gelaim, veja abaixo a localização deles:

Lote de terreno urbano nº 02, quadra 66, do Loteamento Parque Paiaguás em Várzea Grande.

Lote de terreno urbano nº 03, quadra 66, do Loteamento Parque Paiaguás em Várzea Grande.

Lote de terreno urbano nº 04, quadra 66, do Loteamento Parque Paiaguás em Várzea Grande.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760