As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos - Prouni referente ao segundo semestre de 2016 começam no próximo dia 07 de junho até as 23h59min de 10 de junho de 2016.
Segundo edital (61/2016), as inscrições serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni, estudante brasileiro, não portador de diploma de curso superior, que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem referente à edição de 2015, que encaixe no disposto do artigo 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir: tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; seja pessoa com deficiência; seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
A inscrição no processo seletivo do Prouni condiciona-se ao cumprimento dos requisitos de renda estabelecidos nos §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, podendo o estudante se inscrever às bolsas: integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo; ou parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos.
Para efetuar sua inscrição o estudante deverá, obrigatoriamente, informar: seu número de inscrição e senha cadastrada no Enem referente à edição de 2015; endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o Ministério da Educação poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo do Prouni, e demais informações julgadas pertinentes; dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita.
O processo seletivo do Prouni será constituído de duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos estudantes pré-selecionados, nos termos do art. 12 da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015, estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, nas seguintes datas: Primeira chamada: 13 de junho de 2016. Segunda chamada: 27 de junho de 2016.
“O estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva IES para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas: Primeira chamada: de 13 a 20 de junho de 2016. Segunda chamada: de 27 de junho de 2016 a 1º de julho de 2016” diz edital. Clique aqui e confira edital completo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).