Na disputa pela reeleição como presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), Neurilan Fraga, mesmo sem ser prefeito, surpreendeu ao declarar que a instituição não precisa de oxigenação, rebatendo as críticas do candidato de oposição, Leonardo Bortolin, prefeito do município de Primavera do Leste (a 235 km de Cuiabá).
Leia matéria relacionada - Prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, defende limitação de mandatos na Presidência da AMM
Em uma entrevista ao , nesta quarta-feira (14.06), Neurilan Fraga defendeu sua permanência na Presidência da AMM, afirmando que estar à frente da associação requer sensibilidade, conhecimento, experiência e compromisso com o dia a dia dos municípios. Ignorando os apelos por mudanças, Fraga enfatizou que sua equipe está constantemente orientando os gestores municipais e que não vê necessidade de renovação.
Por outro lado, Leonardo Bortolin, em entrevista ao No Ar na terça-feira (13), prometeu que, se eleito, nenhuma Prefeitura seria pega de surpresa com qualquer alteração visando à perpetuação do mandato. O candidato de oposição defende a necessidade de arejar a AMM, garantindo uma gestão mais dinâmica e inclusiva para todos os municípios do Estado.
Quanto à mudança do estatuto, especificamente em relação à possibilidade de não haver reeleição, Neurilan Fraga minimizou o assunto, afirmando que isso é algo que pode ser discutido paralelamente a qualquer processo, sem dar indícios claros de estar aberto à ideia.
Neurilan também rebateu a fala de Leonardo Bortolin ao afirmar que um presidente da AMM deveria ser prefeito. Segundo Fraga, essa alegação é contraditória, pois, há 25 anos, os prefeitos votam a favor da reeleição do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Enquanto Bortolin percorre as regiões intensamente em sua campanha, Neurilan Fraga concentra seus esforços em conversar com os prefeitos que já garantiram apoio e assumiram esse compromisso. Segundo ele, a situação está tranquila e ele está avaliando as posições dos prefeitos. No entanto, a postura inflexível do atual presidente da AMM levanta questionamentos sobre a necessidade de renovação e a capacidade de Fraga de se adaptar às demandas atuais dos municípios.
À medida que a eleição para a Presidência da AMM se aproxima, resta saber se os municípios de Mato Grosso optarão por continuar na mesma trajetória ou se buscarão uma mudança para oxigenar a associação e enfrentar os desafios com uma nova visão.
Orçamento - A AMM trabalha com orçamento estimado, em 2023, de R$ 14 milhões. Conforme a AMM, dos 141 municípios de Mato Grosso, 128 são associados. Esta é a quinta vez que Neurilan disputa à Presidência da entidade.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).