26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 06 de Junho de 2016, 10:29 - A | A

Segunda-feira, 06 de Junho de 2016, 10h:29 - A | A

Troca de Acusações

Governo do Estado rebate críticas das entidades de militares de MT

Conforme nota, o governo nega ter induzido o desembargador a erro

Edina Araújo/VG Notícias

Em nota, o governo de Mato Grosso rebate as críticas feitas pelas Associações e Sindicatos dos Militares do Estado e diz que a ação declaratória de ilegalidade de greve, ajuizada pelo Executivo e deferida pelo Poder Judiciário na última sexta-feira (03.06), teve como objetivo impedir a possível paralisação dos serviços de segurança das categorias que ainda não haviam aderido ao movimento grevista, assim como também para determinar o retorno dos servidores que já haviam paralisado as atividades.

O governo reafirma o pagamento de 6% de reajuste aos servidores públicos e diz que a decisão visa garantir o direito legal dos trabalhadores, mesmo apresentando limite prudencial de gasto com pessoal já ultrapassado, conforme preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Quanto às demais críticas feitas pelas entidades, a exemplo, da falta de investimento na área de segurança, o governo não menciona na nota.

Confira nota na íntegra:

Para efeitos de publicidade e transparência, o Governo de Mato Grosso esclarece que a ação declaratória de ilegalidade de greve, ajuizada pelo Executivo Estadual e deferida pela Justiça do Estado na última sexta-feira (03.06), teve como objetivo impedir a possível paralisação dos serviços de segurança das categorias que ainda não haviam aderido ao movimento grevista, assim como também para determinar o retorno dos servidores que já haviam paralisado as atividades.

A ação ainda reforçou o cumprimento do artigo 144 da Constituição Federal, que descreve sobre a segurança pública e sua essencialidade para a população, assim como tais serviços devem ser realizados em sua plenitude. Conforme a própria decisão do desembargador Alberto Ferreira de Souza, “a função da atividade policial e aquelas que lhe são correlatas/interligadas [inclusive as promovidas pelo DETRAN; art. 42 da LC Estadual n. 566/2015] geram, em última análise, a coesão social, propiciando, a mancheias, um contexto adequado à cooperação entre cidadãos livres e iguais”.

Sobre a Revisão Geral Anual (RGA), que também foi citada na ação declaratória e analisada pelo Judiciário Estadual, o Governo reafirma o pagamento de 6% de reajuste aos servidores públicos. A decisão visa garantir o direito legal dos trabalhadores, mesmo o Executivo Estadual apresentando limite prudencial de gasto com pessoal já ultrapassado, conforme preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal. A proposta destaca que o reajuste será dividido em três parcelas: 2% em setembro, 2% em janeiro de 2017 e 2% em março de 2017.

O pagamento de 11,28% de RGA, que é solicitado pelos servidores, teria um impacto de R$ 628 milhões na folha salarial deste ano, o que também resultaria no atraso e parcelamento salarial, já a partir do mês de julho. Conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Mato Grosso já ultrapassou o limite para gastos com salários. Atualmente 49,74% da receita do Estado é destinada ao pagamento de servidores, sendo que o máximo a ser gasto é de 49% da receita.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760