13 de Julho de 2025
13 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
13 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 24 de Maio de 2025, 12:57 - A | A

Sábado, 24 de Maio de 2025, 12h:57 - A | A

Programa Solo Vivo

Fávaro destaca combate às desigualdades rurais com novo programa federal

Programa Solo Vivo quer transformar solo degradado em oportunidades para produtores rurais

Angélica Gomes & Lucione Nazareth/VGN

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, neste sábado (24.05), em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, do lançamento do Programa Solo Vivo, iniciativa que busca recuperar áreas degradadas, ampliar a produtividade agrícola com preservação ambiental e reduzir as desigualdades na produção rural em Mato Grosso.

Durante o evento, Fávaro destacou os avanços obtidos nos últimos dois anos no setor, ressaltando que Mato Grosso tem alcançado safras recordes, mesmo mantendo o compromisso com a sustentabilidade. Segundo ele, a abertura de 374 novos mercados para produtos brasileiros demonstra o fortalecimento da competitividade no campo.

O ministro chamou a atenção para as desigualdades existentes no meio rural. “Aqui há grande desigualdade; nem todos têm o direito de produzir com igualdade”, afirmou. Por isso, o programa foi criado para incentivar os pequenos produtores, oferecendo acesso a maquinários, calcário e assistência técnica especializada, que auxiliem na recuperação da fertilidade do solo e na ampliação da renda rural.

Fávaro destacou, ainda, que a iniciativa conta com o apoio direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que reforça a prioridade dada ao fortalecimento da agricultura familiar no governo federal. “Estamos trazendo a Embrapa para ajudar com tecnologia e estudos específicos para os pequenos produtores. É um trabalho que une pesquisa, inovação e assistência técnica para garantir alimentos mais saudáveis e uma produção sustentável”, explicou.

Além disso, o ministro aproveitou para reafirmar o compromisso do governo com a luta dos pescadores em Mato Grosso, um segmento importante para a economia local e para a segurança alimentar da população.

“Sabemos que o pescado é fonte de alimento e renda para muitas famílias, e seguiremos trabalhando para apoiar esses trabalhadores”, destacou Fávaro.

O Programa Solo Vivo, que inicia sua fase piloto em Mato Grosso, atenderá cerca de mil famílias agricultoras em dez assentamentos do estado, oferecendo suporte técnico e capacitação, além de investir em tecnologias que promovem o manejo adequado do solo e o aumento da produtividade, sem prejudicar o meio ambiente.

Com essa ação, o Ministério da Agricultura reforça a política de desenvolvimento rural sustentável, promovendo a inclusão social e fomentando uma agricultura competitiva, que respeite os recursos naturais e garanta o futuro do campo.

Leia Também - Lula e Fávaro lançam Programa Solo Vivo em MT; acompanhe ao vivo

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760