23 de Maio de 2025
23 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
23 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 22 de Maio de 2025, 06:26 - A | A

Quinta-feira, 22 de Maio de 2025, 06h:26 - A | A

"Consignados à deriva"

Endividamento extremo de servidores leva TCE-MT convocar governo e sindicatos

Mesa técnica discutirá situação de aposentados com até 99% do salário comprometido; Tribunal alerta: “É um desespero total”

Edina Araújo/VGN

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promove, nesta segunda-feira (26.05), às 14h30, uma mesa técnica para discutir, com profundidade, o crescente endividamento dos servidores públicos do Estado, provocado pelo abuso nos empréstimos consignados. A convocação foi feita pelo presidente da Corte, conselheiro Sergio Ricardo, que destacou a gravidade da situação: “Existem categorias que estão totalmente endividadas. Temos aposentados com 99% do salário comprometido. É um desespero total”.

Segundo o conselheiro, o Tribunal solicitou à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) um relatório detalhado sobre o volume e as condições dos empréstimos feitos pelos servidores. “A nossa preocupação, enquanto Tribunal, é compartilhada também por deputados estaduais, vereadores e outras autoridades, que vêm nos alertando sobre essa crise silenciosa. Por isso, definimos, por unanimidade entre os conselheiros, a instalação dessa mesa técnica”, afirmou.

Sergio Ricardo destacou a presença confirmada de parlamentares, do secretário estadual de Planejamento, Basílio Bezerra, bem como de representantes do governo do Estado e de sindicatos das mais diversas categorias do funcionalismo público. “Todos estão convidados. A participação das entidades sindicais é fundamental para que possamos compreender, a partir da realidade de cada categoria, a dimensão do problema e buscar soluções”, reforçou o presidente da Corte de Contas.

Durante a convocação, o conselheiro apresentou casos concretos que ilustram a gravidade da situação: “Olhem a que ponto chegamos: três servidores aposentados, por exemplo, estão com 99% de seus salários comprometidos com consignados. Eles estão recebendo, por mês, apenas R$ 14,67. O que dá para comprar com esse valor? Absolutamente nada. Essas pessoas estão passando fome, vivendo em total desespero”.

A mesa técnica discutirá alternativas para minimizar os efeitos do superendividamento, propor políticas públicas de educação financeira e avaliar a necessidade de mudanças na regulamentação dos empréstimos consignados no âmbito do serviço público estadual.

“Aqui, no Tribunal de Contas, queremos contribuir com soluções. Não dá mais para ignorar o sofrimento de quem dedicou a vida ao serviço público e hoje não consegue sequer comprar o básico. Estejamos juntos: governo, deputados, sindicatos e sociedade, para mudar esse cenário”, finalizou Sergio Ricardo.

O debate será aberto ao público e acontecerá no auditório da Escola Superior de Contas, sede do TCE-MT, em Cuiabá.

Leia matéria relacionadaExclusivo: Parcelas dos consignados dos servidores de MT foram registradas como "indeterminado"

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760