No Brasil, 18 governadores e ex-governadores já foram presos. Um levantamento feito pelo oticias, nesta quinta-feira (29.11) aponta que 17 destas prisões foram por corrupção. A primeira prisão aconteceu em março de 2010, com o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto de Arruda. Apenas o ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho foi preso por desrespeitar a Lei Eleitoral. Ele fez uma carreata durante uma eleição.
O Estado do Rio de Janeiro é o líder do ranking com quatro prisões de governadores, que são Anthony Garotinho, Rosinha Matheus, Sérgio Cabral e por último, Luiz Fernando Pezão.
Em Minas Gerais, Eduardo Azeredo se entregou em uma delegacia em maio deste ano, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, no mensalão tucano, em agosto passado.
Centro-Oeste é a única região que teve ex-governadores presos em todos os Estados. Sendo, Silval Barbosa (Mato Grosso), André Puccineli (Mato Grosso do Sul), Marconi Perillo (Goiás) e no Distrito Federal os ex-governadores José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz.
No Nordeste, foram quatro presos, sendo eles José Reinaldo Tavares (Maranhão), Mendonça Filho (Pernambuco), Fernando Antônio da Câmara Freire (Rio Grande do Norte), Manoel Gomes de Barros (Alagoas).
Na região Sul do país, apenas Beto Richa, do Paraná foi preso. No Norte, foram presos José Mello (Amazonas), Neldo Campos (Roraima), Sandoval Cardoso, Marcelo Miranda (Tocantins), Valdes Góes (Macapá).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).