25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 11 de Abril de 2016, 14:57 - A | A

Segunda-feira, 11 de Abril de 2016, 14h:57 - A | A

esquema na Sefaz/MT

Eder sofre mais uma derrota: Justiça nega cancelar "delação"

Ex-secretário defendia a suspensão da ação de improbidade administrativa

Lucione Nazareth / VG Notícias

O juiz Luís Aparecido Bertolucci Júnior, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular, voltou a negar anulação dodepoimento do ex-secretário estadual de Fazenda, Eder Moraes – atualmente preso no Centro de Custódia de Cuiabá -, prestado ao Ministério Público do Estado (MPE), em que revela esquema na Sefaz/MT.

O depoimento do ex-secretário serviu de base para o MPE ingressar com ação civil de improbidade administrativa contra ele e mais 10 pessoas acusadas de envolvimento em esquema conhecido como “Cartas Marcadas” – fraude em cartas de crédito.

Eder defendia a suspensão da ação de improbidade administrativa, bem como o desentranhamento de seu depoimento prestado ao MPE, sob o argumento de se tratar, segundo ele, de prova ilícita.

No entanto, o magistrado apontou que a tese de Eder não merece guarida. Pois, segundo ele, ainda que não inexista autorização legislativa, no âmbito da Ação Civil Pública, para aplicação da “delação premiada” ou que o depoimento de Eder tenha sido motivado pelo interesse na obtenção do benefício da delação premiada em outros processos de natureza criminal, caberá a Eder, no transcorrer da instrução processual, demonstrar a inidoneidade probatória da prova indiciária acima referida. O que, contudo, conforme a magistrada, não conseguiu em sua manifestação, uma vez que a simples juntada de matérias jornalísticas relativas aos depoimentos prestados por ele perante o Ministério Público Estadual não é suficiente para tanto.

Vale lembrar que é a segunda vez que a Justiça nega a anulação do depoimento do ex-secretário.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760