23 de Julho de 2025
23 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
23 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Agosto de 2014, 16:59 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2014, 16h:59 - A | A

"Apego"

Dos seis vereadores de VG que são candidatos, apenas três pediram licença para não atrapalhar trabalhos legislativos

O presidente da Câmara, vereador Waldir Bento (PMDB), os vereadores Fábio Saad (PTC) e João Madureira (PSC), que disputam uma vaga na Assembleia Legislativa, não pediram afastamento das funções.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Apesar de a legislação eleitoral não obrigar vereadores a se licenciar do posto para disputar um cargo eletivo, alguns parlamentares várzea-grandenses, que concorrem às eleições deste ano, por questão de ética, preferiram se afastar de suas funções no período eleitoral. No entanto, dos seis vereadores que são candidatos, apenas três pediram licença do cargo, os demais, por “apego” ao cargo continuarão legislando e em campanha, o que poderá prejudicar os trabalhos na Câmara de Vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Waldir Bento (PMDB), os vereadores Fábio Saad (PTC) e João Madureira (PSC), que disputam uma vaga na Assembleia Legislativa, não pediram afastamento das funções.

Ao não se licenciarem, esses parlamentares podem trazer perdas ao Legislativo, já que eles devem se ausentar em algumas sessões por conta de suas campanhas eleitorais, principalmente quando forem visitar cidades do interior do Estado. A ausência dos edis pode ainda, provocar a não aprovação de matérias legislativa ou projetos de leis voltados para a população, por conta da falta de quórum.

Também vale destacar, que as faltas desses vereadores no parlamento já foram sentidas na primeira sessão ordinária que ocorreu nessa quarta-feira (06.08), após volta do recesso, com a ausência do presidente da Casa. A tendência é que as faltas ocorram com frequência até o fim do período eleitoral marcado para início do mês de outubro.

Outro fator é que durante a campanha, esses parlamentares podem usar a estrutura da Câmara para angariar mais votos, ao invés de trabalhar e elaborar projetos para o benefício da sociedade várzea-grandense.

Licenças – Os vereadores que são candidatos e pediram licença, por questão de respeito a sociedade, são: Pery Taborelli – popular Coronel Taborelli (PV), Hilton Gusmão (Pros) e Chico Curvo (PSD). Gusmão e Curvo são candidatos a deputado federal enquanto Taborelli é candidato a deputado estadual.

Para a vaga de Gusmão entrou o empresário Moacir Rodrigues (PV), na vaga de Chico Curvo assumiu o ex-vereador e hoje suplente Antônio Cardoso (PSD). Já na vaga deixada por Taborelli ficou o suplente Nilo Campos (PV).

Além dos vereadores que são candidatos, os parlamentares Valdemir Bernadino – popular Nana (DEM) -, Gidenor Anselmo – popular Gordo Goiano (PTB), também protocolaram pedidos de licença.  O ex-deputado José Carlos Freitas (DEM) assumiu a vaga de Nana, enquanto que o policial militar Clayton Nassarden – popular Sardinha (PTB)- irá ocupar a vaga de Gordo Goiano.

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760