Apesar de ser visto como o principal nome da oposição, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta resistência até dentro da própria base aliada no Congresso. Uma pesquisa da Genial/Quaest feita com 203 deputados federais mostra que 51% dos parlamentares acreditam que Bolsonaro deveria abrir mão da candidatura presidencial de 2026, mesmo ainda sendo o nome mais lembrado como possível candidato oposicionista.
Entre os deputados ouvidos, 49% apontaram o prefeito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) como o provável candidato da oposição, seguido por Bolsonaro (13%) e Michelle Bolsonaro (6%), Eduardo Bolsonaro (5%).
Do outro lado, 58% dos deputados acreditam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentará a reeleição em 2026, o que reforça a leitura de que o país caminha para mais um capítulo da polarização entre os dois líderes. Questionados sobre quem é o favorito para vencer a eleição, 35% apostam em Lula, enquanto 50% acreditam em um nome da oposição.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 08 e 10 de julho de 2025 com 203 deputados federais, o equivalente a 40% da Câmara. A amostra foi definida a partir da distribuição regional (Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste/Norte) e do posicionamento ideológico dos partidos (esquerda, centro e direita), com base no projeto Brazilian Legislative Surveys.
A margem de erro é estimada em 4,5 pontos percentuais, com uso da técnica estatística bootstrap a partir de 10 mil simulações. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01883/2025.
Leia Também - Maioria dos deputados acusa STF de invadir o Congresso e prevê impeachment de ministros
Pesquisa revela: quase metade do país teme volta de Jair Bolsonaro
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).