O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), enviou uma carta, nesta quinta-feira (17.07), ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) manifestando apoio e criticando duramente o que chamou de “tratamento terrível” recebido pelo ex-chefe do Executivo brasileiro.
No documento, Trump afirma que os processos judiciais contra Bolsonaro são fruto de um “sistema injusto” e pede que os julgamentos “acabem imediatamente”.
“Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, escreveu o mandatário norte-americano.
O presidente dos EUA também demonstrou preocupação com a “censura” no Brasil e disse estar acompanhando a situação.
“Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do Governo atual”, afirmou.
Trump ainda criticou as políticas de comunicação do Governo brasileiro, classificando-as como um “regime ridículo de censura”. Ele disse esperar que o país “mude de rumo” e prometeu acompanhar de perto os desdobramentos.
A carta também cita a política tarifária dos Estados Unidos como uma forma de protesto contra o que chamou de “ataques aos opositores políticos” no Brasil.
Confira documento
Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Prezado Sr. Bolsonaro:
Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária.
É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.
Sinceramente,
Donald J. Trump
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
“Quinta-feira, 17 de julho de 2025”
Leia também - Presidente crítica políticos brasileiros após tarifaço dos EUA: “Traidores da pátria”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).