A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (18.07), mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. As ordens judiciais foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e também atingem endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.
De acordo com informações divulgadas pelo blog da jornalista Camila Bomfim, do portal G1, os agentes estiveram na residência do ex-presidente e em locais associados ao partido. A operação faz parte de investigações em andamento conduzidas pela PF, com supervisão do STF, mas os detalhes sobre o inquérito e os alvos específicos não foram divulgados até o momento.
As diligências seguem durante o dia e novas informações devem ser divulgadas pela Polícia Federal e pelo Supremo.
Nota da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro
"A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário.
A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial."
Manifestação do Partido Liberal
O Partido Liberal (PL), legenda de Jair Bolsonaro, também se manifestou oficialmente contra a operação da Polícia Federal. Em nota assinada por seu presidente, Valdemar Costa Neto, o partido repudia a ação desta sexta-feira e questiona a necessidade das medidas:
Nota oficial do PL
“O Partido Liberal manifesta estranheza e repúdio diante da ação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (18), que incluiu mandados de busca na residência do presidente Jair Bolsonaro e na sala que ocupa na sede nacional do partido.
Se o presidente Bolsonaro sempre esteve à disposição das autoridades, o que justifica uma atitude dessa?
O PL considera a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal desproporcional, sobretudo pela ausência de qualquer resistência ou negativa por parte do presidente Bolsonaro em colaborar com todos os órgãos de investigação.
Reafirmamos nossa confiança no presidente Jair Bolsonaro, seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a verdade.”
— Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).