O deputado estadual Diego Guimarães (Republicados) afirmou em entrevista ao que prepara um estudo para corrigir desigualdades salariais dos policiais militares com relação aos da Polícia Judiciária Civil (PJC). Atualmente, essa é a maior cobrança da categoria.
O deputado espera convencer o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), “com dados e sem pressão” a melhorar as condições salariais dos policiais militares, em razão de uma defasagem de quase 40% na carreira da Polícia Militar (PM).
“Estou fechando um estudo sobre a questão salarial, um comparativo entre a Polícia Civil e a Polícia Militar. Os policiais civis, assim como os policiais militares, são indispensáveis para a segurança pública do Estado, um é Polícia ostensiva e outra é Polícia investigativa e não dá para ter uma indiscrepância tão grande entre as duas carreiras. Queremos que o Governo do Estado equipare os ganhos de ambos. Hoje, há uma defasagem de quase 40% do que ganha um policial civil para um policial militar”, destacou o deputado.
Ele reiterou seu alerta que aponta uma “tropa desmotivada por questão salarial” e argumentou que a valorização é necessária, especialmente diante do enfrentamento do crime organizado. “Precisamos que essa tropa esteja motivada.”
Segundo Diego, após concluir o estudo, o próximo passo será abrir um diálogo com o Poder Executivo de maneira respeitosa. “Respeitando a questão da Responsabilidade Fiscal, que é tão gritada pelo governador Mauro Mendes, mas ele precisa ter essa sensibilidade de olhar para os nossos policiais militares.”
Questionado como pretende cobrar o governador Mauro Mendes (União) sobre o tema, considerando que o ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), coronel Alexandre Mendes acabou exonerado após fazer a cobrança, Diego afirmou que fará essa conversa apresentando dados e sem “faca no pescoço”.
“É só apresentar dados, o Estado de Mato Grosso tem condições financeiras. A gente sabe a preocupação que tem com o impacto orçamentário, repito, mas com respeito, sem faca no pescoço, sem pressão. 99,9% dos nossos policiais são competentes, preparados e dedicados, mas precisam estar também motivados. Eu acho que o governador tem essa noção”, afirmou o deputado.
Diego afirmou ainda que espera o apoio do novo comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco. “Espero que o novo comandante, coronel Fernado, espero que ele abra esse diálogo com o Governo do Estado para que a gente possa melhorar as condições salariais dos nossos policiais militares.”
Leia mais: Aliado de Mauro Mendes diz que Polícia Militar está desestimulada e sobrecarregada
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).