13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018, 10:56 - A | A

Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018, 10h:56 - A | A

eleições 2014

Deputada e sua mãe são investigadas por compra de votos; Defesa nega

Lucione Nazareth/ VG Notícias

deputada Janaína Riva (MDB) e a sua mãe, Janete Riva

O juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Ulisses Rabaneda, enviou para o juiz da 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte, Victor Lima Pinto Coelho, uma investigação contra a deputada estadual Janaína Riva (MDB) e a sua mãe, Janete Riva, por compra de votos nas eleições de 2014.

O processo estava em tramitação na Corte Eleitoral de Mato Grosso, mas conforme o Ministério Público Eleitoral (MPE), o caso não se enquadra nos requisitos estabelecidos para a fixação da competência do TRE/MT para processamento e julgamento de parlamentares. Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que, no caso de parlamentares estaduais, o foro por prerrogativa de função fica restrito aos casos de crimes comuns cometidos após a diplomação e relacionados ao cargo.

Consta que em 2014 a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) denunciou Janaína e Janete para que fosse realizado investigação eleitoral por suposta captação ilícita de sufrágio. Narra denúncia, em 2014 quando Janaína concorreu ao cargo de deputada e a sua mãe Janete a de governadora do Estado, elas teriam entregado a quantia de R$ 50,00 aos empregados da empresa Ferreira & Cia, no município de Brasnorte, em troca de voto.

Em decisão proferida pelo juiz membro do TRE/MT, Ulisses Rabaneda, acolheu os argumentos do MPE e determinou o envio do processo de investigação para o Juízo da 56ª Zona Eleitoral de Cáceres.

Outro Lado – Ao oticias, o advogado da deputada Janaína Riva, Rodrigo Cyrineu, afirmou que a parlamentar desconhece os fatos e que a campanha eleitoral dela referente às eleições de 2014 foi realizada dentro da legalidade e respeitando todos requisitos necessários que rege a Legislação Eleitoral.

Cyrineu afirmou ainda que a deputada aguarda com muita “tranquilidade” o andamento do processo investigatório e que está à disposição para prestar todo e qualquer esclarecimento referente os fatos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760