Os deputados federais da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados iniciam nesta terça-feira (08.10) a debater possibilidade de acabar com Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa.
O Governo Federal e alguns Estados já começaram a executar o projeto de erradicar a imunização dos animais até 2023 para atingir o status de País livre de aftosa sem vacinação.
Segundo o Governo, a ideia é colocar o Brasil em um novo patamar sanitário, o que, consequentemente, abriria mercados e valorizaria a carne nacional.
Porém, pecuaristas e especialistas afirmam que há mais riscos do que possibilidades comerciais com o fim da vacinação.
O deputado federal, Jeronimo Goergen (PP-RS), um dos autores da audiência pública na Câmara dos Deputados que irá debater o assunto nesta terça (08), afirmou que a retirada da vacinação mostrará ao mundo que a defesa sanitária do Brasil é confiável melhorando as exportações.
“Os Estados brasileiros foram divididos em cinco grupos e alguns já vêm solicitando auditoria dos seus sistemas de defesa para antecipar a retirada da vacinação contra a febre aftosa, o que permitirá ao País exportar para mercados que remuneram melhor”, disse o parlamentar.
A audiência pública será realizada às 14 horas no Plenário 06 da Câmara dos Deputados.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).