Com 36 páginas, o deputado estadual e candidato ao governo do Estado, José Riva (PSD) pretende, se eleito, reorganizar a administração de Mato Grosso por meio de um Planejamento Estratégico.
Em seu “programa de governo”, disponível na Justiça Eleitoral, Riva aponta que atualmente no Estado os serviços públicos, como saúde, educação e segurança, estão deixando muito a desejar. Para mudar esse quadro, o social-democrata afirma que desenvolverá uma administração voltada a aplicar melhor os recursos públicos.
“E quando falamos em diminuir gastos com máquina pública, não estamos falando em sacrificar ainda mais os funcionários públicos que merecem uma carreira única no Estado, de modo que o benefício concedido a uma categoria se estenda a todas as demais. Diminuição dos gastos públicos tem a ver com uma gestão planejada, que aproveite melhor os recursos públicos, evitando atrasos de obras, por exemplo” cita.
Para a Saúde, Riva visa uma ação imediata para a construção e colocação de equipamentos médicos nas unidades de saúde, e garantir em Cuiabá e nos municípios pólos unidades de referência para assistência farmacêutica 24 horas.
Na Economia, o deputado cita que irá criar renda e empregos gerados por um modelo sustentável de desenvolvimento. Os objetivos devem ser alcançados com a valorização e investimentos no turismo, no comércio e os serviços, “construindo assim uma matriz econômica que agregue valores a produção do Estado e que distribua a renda para a população, diminuindo sempre as profundas desigualdades sociais e regionais em Mato Grosso”.
Além disso, criar indicadores para que os incentivos concedidos retornem em benefícios sociais como empregos, criar projeto de incentivo para modernização e expansão dos empregos existentes, e também fomentar o empreendorismo.
Para a Educação, o social-democrata tem como meta de governo criar cursos voltados à periferia e ao público jovem. “A cada ano, cada unidade escolar que melhorar seu desempenho na prova MT, todos os funcionários daquela unidade recebem um aumento nos proventos. Bonificação”, diz trecho do programa de governo de Riva.
Por meio de incentivos, o candidato pretende criar vagas nas faculdades particulares cotas para população de baixa renda, além de promover a valorização dos professores através de salários e capacitação.
Na Segurança púbica, o social-democrata tem como meta a realização de novos concursos públicos – para aumentar o efetivo policial-, e também investir em novos equipamentos e treinamento de agentes de inteligência.
No seu programa de governo, Riva ainda visa reformular o Plano de Cargo Carreira e Salários dos servidores (PCCS), garantir qualificação permanente aos servidores, criar políticas de incentivo para qualificação de jovens e inserção ao mercado de trabalho, programa estadual de atenção aos idosos, programa estadual com criação de núcleos de assistência as mulheres vitimada, priorizar a construção de unidades habitações, levar aos bairros a informação de cursos disponíveis pelo Senai, Sebrac entre outros. Clique aqui e veja o Plano de Governo de Riva na íntegra.
Mais planos de governo – Amanhã (09.07), o VG Notícias irá apresentar o Plano de Governo do candidato petista Lúdio Cabral. Já na quinta-feira (10.07) será a vez do candidato pelo PHS, jornalista José Marcondes Muvuca, na sexta (11), o do candidato Pedro Taques (PDT) e no sábado o do candidato pelo PSOL, José Roberto de Freitas Cavalcante.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).