24 de Junho de 2024
24 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 25 de Julho de 2022, 17:18 - A | A

Segunda-feira, 25 de Julho de 2022, 17h:18 - A | A

quebra de decoro

Câmara "livra" de cassação vereador que tentou atirar em colega, mas o afasta por 24 meses

Câmara também aprovou afastamento de 18 meses do vereador que teria iniciou a discussão

Lucione Nazareth/VGN

Por 8 votos a favor e um contrário, os vereadores da Câmara Municipal de Querência (a 844 km de Cuiabá) aprovaram nesta segunda-feira (25.07), em sessão extraordinária, afastamento por 24 meses vereador Neiriberto Martins Erthal (PSC), que sacou uma arma de fogo e apontou para um colega durante uma sessão da Casa de Leis.

Neiriberto foi preso após sacar uma arma e apontar contra o colega parlamentar Edmar Lucio Batista (PDT), durante a sessão ordinária ao vivo, realizada em 21 de março. Na época, ambos os vereadores envolvidos foram afastados pelo período de 60 dias.

Na sessão desta segunda (25), foi aprovado relatório do processo aberto contra os parlamentares por quebra de decoro, de autoria do Telmo Brito (PDT), no qual apontou que o ato de Neiriberto não foi um ato grave suficiente para culminar com a cassação, e que o afastamento de 24 meses do cargo é a medida adequada para punir o parlamentar, sem o recebimento de salário.

Porém, o vereador Neiriberto apresentou um atestado médico alegando problemas psicológicos, e os colegas de parlamento mantiveram o salário, mesmo não estando no cargo.

Já em relação ao vereador Edmar Lucio Batista, que também estava na confusão, o voto foi pelo afastamento das funções por 18 meses, também sem recebimento do salário.

A vereadora Beatriz Steffen (PSDB) apresentou voto divergente para aplicar afastamento de 30 meses para Neiriberto e Edmar Lucio, porém, foi voto vencido. Ela argumentou que foi o Edmar Lucio que começou toda a confusão e que em “tom ameaçador” contra Neiriberto, e que resultou no colega de parlamentar sacar arma de fogo durante a sessão.

Leia Também - Para votar pedido de cassação, Câmara prorroga afastamento de vereador que tentou atirar em colega

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760