12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 15 de Janeiro de 2013, 11:49 - A | A

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2013, 11h:49 - A | A

Disputa por espaço

Briga por gabinete na Câmara de Várzea Grande vai parar na polícia; “O presidente está favorecendo apenas seu grupo político” diz vereadora

A briga na Câmara está acirrada. Presidente estaria privilegiando apenas seus aliados.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os 21 vereadores de Várzea Grande eleitos em outubro passado, vêm travando uma “disputa acirrada” interna por um gabinete na Casa de Leis. Apesar de a legislatura passada ter aprovado o aumento de parlamentares – que passou de 13 para 21 -, as acomodações do prédio não sofreram adequações para acomodar todos os edis. Atualmente, o legislativo municipal possui apenas 13 gabinetes, ou seja, oito vereadores estão sem local para desempenhar suas funções legislativas.

Inclusive, a briga por um gabinete foi parar na polícia. Os vereadores Antonio Cardoso (PSD), que não foi reeleito – passou a chave de seu gabinete para Gidenor Anselmo – o Gordo Goiano (PTB). Já o médico Domingos Sávio (PR), que não concorreu às eleições – entregou a chave de seu gabinete para Sumaia Leite (PRB). Ao chegarem aos respectivos gabinetes, conforme relatou a parlamentar, às fechaduras teriam sido trocadas por determinação do presidente da Câmara, Waldir Bento – Dr. Waldir, sem nenhuma comunicação oficial.

Ainda conforme ela, a justificativa de servidores, é que haveria um critério para que os novatos pegassem as chaves – coisa que não ocorreu, pois o peemedebista passou adiante os gabinetes para vereadores que o apoiaram na eleição à Presidência da Mesa Diretora, sem estabelecer critérios justos.

Sumaia foi taxativa ao afirmar, que Waldir está privilegiando apenas os aliados e desfavorecendo o grupo que votou no social-democrata, Wanderley Cerqueira, a exemplo dela (Sumaia) e do Gordo Goiano.

“O presidente está favorecendo apenas o seu grupo político”, acusou Sumaia.

Reprovando a atitude de Dr. Waldir, Sumaia e o Gordo Goiano registraram um Boletim de Ocorrência (BO) contra o peemedebista, na Delegacia de Polícia Civil de Várzea Grande.

A reportagem do VG Notícias esteve ontem (14.01) na Casa de Leis e constatou que os respectivos gabinetes que foram motivos de BO, já estão sendo ocupados pelos parlamentares que apoiaram o peemedebista na eleição da Mesa Diretora, a exemplo, do Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (PSD) que ocupa o cargo de 2°vice-presidente da Câmara. Ontem mesmo, a secretária de Pedrinho, Rosane, confirmou que aquele seria o gabinete do vereador – e inclusive estava sendo pintado.

No caso de Gordo Goiano, quem ocupa a sala que caberia a ele é o vereador Jânio Calistro (PMDB).

Permanecem nos devidos gabinetes, apenas os vereadores reeleitos, os novatos que não compõem a base aliada do prefeito Walace Guimarães e não votaram em Dr. Waldir, continuam sem gabinetes. O gabinete do primeiro suplente do PSD, Marcos Moraes – o Boró – está sendo ocupado pelo novato Leonardo Mayer (DEM) e da vereadora Isabela Guimarães, por Mirian Pinheiro(PHS). O gabinete do Denivaldo Pereira  - Baiano (DEM) ficou para Kalil Baracat (PMDB). O gabinete do ex-vereador Wilton Coleho - Wiltinho - ficou para o petista Ivan

Outro lado – Apesar de a reportagem do VG Notícias confirmar que os gabinetes foram repassados aos aliados do presidente da Câmara, Dr. Waldir, ele não quis comentar a denúncia dos novos parlamentares. Waldir limitou-se a dizer que herdou uma Câmara “arrombada” e que está tentando por em ordem, mas que não estão deixando ele trabalhar.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760